TURISMO >> Passeios

  • Escadaria Selarón é o 3º ponto turístico mais visitado do Rio

    Da Redação em 04 de Julho de 2019    Informar erro
    Local: Escadaria Selarón
    ENDEREÇO: Rua Joaquim Silva - Lapa
    Nunca ninguém poderia imaginar que uma escadaria na Lapa, antes sem atrativo algum e mal frequentada, fosse virar point turístico do Rio. Assim é a Escadaria Selarón que foi azulejada por obra do artista plástico chileno Jorge Selarón.
     
    Radicado no Rio em 1994, depois de ter percorrido 57 países na aventura, Selarón fixou residência junto à escadaria e deu início à sua obra. Estima-se que utilizou milhares de azulejos doados pelo público carioca e por turistas de 60 países. No ano 2000, ele conseguiu cobrir os 215 degraus e 125 metros da escadaria. A mistura é incrível: azulejos religiosos, de cidades, flores, animais, bandeiras, tudo minuciosamente colado peça por peça como um mosaico.
     
    Em maio de 2005, a escadaria foi tombada pela prefeitura e Selarón recebeu o título de cidadão honorário do Rio de Janeiro.
     
    A morte do artista, aos 66 anos, até hoje inspira dúvidas. O pintor foi encontrado morto na Escadaria do Convento de Santa Teresa na manhã do dia 10 de janeiro de 2013 com o corpo parcialmente queimado. Até hoje não está claro se o artista foi assassinado ou cometeu suicídio apesar desta última tese parecer improvável.
     
    Jorge Selarón dizia que sua obra só ficaria pronta depois de sua morte. O artista pode ter desaparecido, mas a sua memória é lembrada diariamente e seu legado já é o terceiro ponto turístico mais visitado do Rio depois do Corcovado e a Floresta da Tijuca. Morre o homem, nasce o mito.

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Praia do Secreto, piscina natural no Pontal
      Saiba Mais
      Plano Inclinado na Glória
      Saiba Mais
      Conjunto Pedregulho: marco da arquitetura moderna
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Comentário do post Olga Arantes:
        Fiquei encantada com tanta beleza, vale conferir!


CURTA O BAFAFÁ!

DIVULGAÇÃO










#AGENDABAFAFA