TURISMO >> Passeios

  • Estação de bonde na Carioca tem três painéis do artista Jorge Selarón, famoso pela escadaria na Lapa

    Da Redação em 09 de Julho de 2024    Informar erro
    Estação de bonde na Carioca tem três painéis do artista Jorge Selarón, famoso pela escadaria na Lapa
    Local: Estação de Bonde de Santa Teresa
    ENDEREÇO: Ao lado da sede da Petrobras - Largo da Carioca - Centro
    Escurecidas pelo tempo e sujeitas à degradação, a estação de bondinhos de Santa Teresa, junto ao Largo da Carioca, possui três painéis do artista chileno Jorge Selarón, famoso pela escadaria que leva seu nome na Lapa.
     
    A obra mais antiga foi pintada em 2002 e reproduz o trecho final dos Arcos da Lapa. Outro faz uma panorâmica dos Arcos do ângulo oposto, inclusive com a sede da Petrobras ao fundo. 
     
    O terceiro trabalho é o mais eloquente. Reproduz várias cenas do Rio de Janeiro, as paisagens, favelas, gente de bicicleta, velejando, pescando e até mesmo o Selarón pintando.
     
    Natural de Limache, a uma hora de viagem de Viña Del Mar e Valparaíso, no Chile, Jorge Selarón se encantou com o Rio de Janeiro depois de ter percorrido 57 países. Sua principal realização foi a famosa “Escadaria Selarón”, na Lapa, que ele azulejou a partir de 1994.
     
    A obra de arte é um feito. Selarón conseguiu cobrir os 215 degraus ao longo de 125 metros de escadaria com azulejos de quase 60 países de todas as partes do mundo. Em 2005, a escadaria foi tombada e o artista recebeu o título de cidadão honorário do Rio de Janeiro. Em 2013, Selarón foi encontrado morto com o corpo parcialmente queimado sem que até hoje o crime tenha sido esclarecido. 
     
    Em depoimento gravado para um documentário feito em 2010 pelo cineasta Stephano Loyo, o artista havia declarado que a escadaria só ficaria pronta no dia de sua morte, quando ele se tornaria a própria escadaria e, desse modo, se eternizaria. O local está entre os pontos turísticos mais movimentados da cidade.

    Mas, voltando aos painéis da estação de bonde, uma coisa é clara. Se não houver manutenção (e restauração) brevemente eles podem ser perdidos para sempre! 
     


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Jockey Club Brasileiro, uma pequena cidade dentro do Rio de Janeiro
      Saiba Mais
      Aeroporto Tom Jobim tem ônibus direto para Búzios
      Saiba Mais
      Abre as portas o Parque Rita Lee, novo espaço de lazer da Zona Oeste do Rio, confira as fotos
      Saiba Mais

DIVULGAÇÃO