TURISMO >> Passeios

  • Forte Duque de Caxias tem vista de cartão postal para todos os lados

    Agenda Bafafá em 09 de Fevereiro de 2020    Informar erro
    Forte Duque de Caxias tem vista de cartão postal para todos os lados
    Local: Forte Duque de Caxias
    ENDEREÇO: Praça Almirante Júlio Noronha, s/nº - Leme (no final da Praça). Ver mapa
    CONTATO: (21) 3223-5076 / 3223-5000
    DETALHES: Não é preciso agendar a visita, exceto grupos. De ter a dom de 9h30 às 16h30 | Ingresso: R$ 4 e R$ 2 (meia) Terças: grátis | No verão: 08h30 às 16h30 | Dica: leve água, boné, filtro solar.
    LINK: Clique aqui e visite o site
    O Forte Duque de Caxias, mais conhecido como Forte do Leme, é um passeio imperdível, principalmente para quem acha que conhece tudo na cidade do Rio de Janeiro.

    Localizado entre o Leme e a Urca, tem uma extensa vegetação totalmente preservada. O público pode chegar até a antiga construção (a 120 metros acima do mar) numa caminhada de apenas 20 minutos numa rua de paralelepípedo no meio da mata. E o melhor: com segurança já que trata-se de uma área militar. É cartão postal para todos os lados. À beira mar vê-se por trás a exuberância do Morro da Urca e do Pão de Açúcar com os barquinhos a vela em volta. Do lado de Copacabana, avista-se a toda a praia e o Morro Dois Irmãos, a Pedra da Gávea e o Corcovado.

    A história da da fortificação começa entre 1776 e 1779, por ordem do Vice-Rei, Marquês do Lavradio. Foi construído no alto da Pedra do Leme, para impedir o desembarque de invasores estrangeiros na Praia de Copacabana. O Alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, ali serviu em 1789, como integrante da Companhia de Dragões de Minas, que então guarnecia a fortificação. Reformado pelo Capitão Augusto Tasso Fragoso em 1895, passou a ter o nome de Forte do Leme, recebendo, a partir de 1918, oito obuseiros gigantes Krupp (280mm), de origem alemã. Em 1935, recebeu o nome de Duque de Caxias por decreto de Getúlio Vargas. Desativada a fortificação em 1965, passou a ser constituir nas instalações do Centro de Estudos de Pessoal do Exército.
     
    O agendamento de visitas para grupos pode ser feito pelo telefone (21) 3223-5076, ou pelo meio e-mail: divisaodoforte.cep@gmail.com
     
    Gratuidade: Maiores de 60 anos, crianças até 10 anos e militares das Forças Armadas/dependentes. Válida somente para a a caminhada ecológica.
     
    É proibido utilizar trajes de banho e transitar sem camisa na trilha ou durante a visita ao Sítio Histórico. Também não é permitido conduzir ou consumir bebidas alcoólicas na trilha ou na visitação ao Sítio Histórico.


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Parque Estadual do Desengano, o primeiro "Dark Sky Park" da América Latina
      Saiba Mais
      Miguel Pereira ganha mais um parque de aventura, o Serra Radical
      Saiba Mais
      Passarinhar: uma experiência que conecta com natureza em Teresópolis
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO