Com a construção iniciada em 1622 e concluída em 1738, a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, junto ao Convento de Santo Antônio, é considerada a “Joia do Barroco Brasileiro”. Recentemente restaurada, tem uma decoração exuberante talhada na madeira e banhada a ouro, além de painéis, estátuas e vitrais fantásticos. O que pouca gente sabe é que a igreja é aberta à visitação diariamente. Podem ser ainda agendas visitas guiadas que contam a história da igreja e as reformas realizadas.
A igreja testemunhou muitos acontecimentos religiosos, históricos e artísticos, tendo os imperadores e sua corte, frequentado suas instalações.
O interior é simples na sua planta (retangular com uma nave), mas excepcional na unidade de estilo e qualidade da talha dourada dos altares e paredes, que cobrem toda a superfície disponível, e da pintura do forro de madeira do teto. A obra de talha é obra dos portugueses Manuel de Brito e Francisco Xavier de Brito, que trabalharam na igreja no período entre 1726 e 1743. A talha é joanina, típica da época de D. João V. A pintura do teto foi obra de Caetano da Costa Coelho.
A visita guiada tem de ter 20 pessoas e dura uma hora. Agendada pelo email ofspenitencia@gmail.com ou telefones acima.