TURISMO >> Passeios

  • Jardim Botânico do Rio promove atividades sensoriais no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

    Da Redação em 25 de Setembro de 2023    Informar erro
    Jardim Botânico do Rio promove atividades sensoriais no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

    Foto: Felipe Rebouças

    Local: Jardim Botânico - Corredor Cultural
    ENDEREÇO: acesso pela Rua Jardim Botânico, 1008
    DATA : 21/09/2023 HORA : 9h às 16h VALOR : Grátis
    No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21/9), o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, por intermédio do Centro de Responsabilidade Socioambiental (CRS), promoverá atividades sensoriais em seu jardim temático, adaptado e inclusivo.
     
    Instituída pela Lei nº 11.133/2005, a data é de grande relevância, e tem o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.
     
    O Jardim Botânico possui um jardim sensorial, que oferece aos visitantes atividades que estimulam os cinco sentidos (audição, tato, paladar, olfato e visão) e buscam sensibilizar o público em relação à questão da inclusão.
     
    As atividades são orientadas por monitores do CRS, alguns deles cegos e de baixa visão. Uma das principais atividades é a visita guiada com olhos vendados.
     
    Lá, o público é convidado a um contato mais próximo com as plantas. O espaço oferece um conjunto de plantas com diferentes texturas, formas, tamanhos, aromas e cores, colocadas ali especialmente para aguçar os sentidos, principalmente o tato e o olfato. Bromélias, suculentas, pés de manjericão, alecrim, sálvia, menta e muitos outros podem ser tocados.
     
    Devido à reforma da área, as atividades serão feitas no jardim sensorial itinerante, instalado no corredor cultural do Jardim Botânico. Os alunos de Ecoturismo e Jardinagem do CRS conduzirão as dinâmicas sensoriais.
     
    - O jardim didático é uma ferramenta pedagógica, que visa levar um pouco da nossa estrutura física para além de seus muros. Esse recorte de nossa coleção vai oferecer uma interação com foco nos cinco sentidos em dinâmicas sensoriais. É uma data muito importante, pois marca a construção de mobilizações para inclusão social de pessoas com deficiência, conscientização da luta anticapacitista e celebração desses movimentos – afirma Deborah Tavares, coordenadora do CRS/JBRJ.
     
     

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      7 coisas para fazer no Rio de Janeiro sem gastar nada
      Saiba Mais
      Arte Sesc: cultura, lazer e gastronomia no Flamengo
      Saiba Mais
      Pão de Açúcar: nascer do sol e café da manhã ao som de saxofone
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO