TURISMO >> Passeios

  • Jardim Botânico promove visita guiada ao Solar da Imperatriz, prédio está sendo revitalizado

    Da Redação em 15 de Outubro de 2021    Informar erro
    O Jardim Botânico do Rio de Janeiro entrega, na sexta-feira, 22/10, a primeira fase da revitalização do Solar da Imperatriz.
     
    Localizado no Horto Florestal, em área limítrofe ao Parque Nacional da Tijuca, a edificação é um raro exemplar da arquitetura semi-rural no Rio de Janeiro, construído no século 19, como sede da Fazenda do Macaco.
     
    Atualmente, o prédio sedia a Escola Nacional de Botânica Tropical, primeira do gênero na América Latina, que abriga cursos de extensão, mestrado e doutorado, com programas direcionados ao conhecimento da flora nacional, ecossistemas brasileiros e conservação das espécies. O pórtico e a fachada do prédio passaram por reforma.
     
    Na sexta-feira (22) e sábado (23), serão oferecidas ao público visitas guiadas gratuitas ao Solar, em dois horários a cada dia, às 10h e às 14h, com vagas limitadas a 15 pessoas por saída.
     
    O acesso ao Solar será feito em micro-ônibus, disponibilizado pelo Jardim Botânico, com ponto de encontro no Centro de Visitantes. No Solar, os visitantes serão acompanhados pela arquiteta e urbanista Dalila Tiago de Mendonça (JBRJ).
     
    Para participar das atividades, é preciso fazer inscrição prévia pelo e-mail cvis@jbrj.gov.br ou telefone (21)3874-1808. Os participantes também ganharão o livro “Solar da Imperatriz”, organizado pela historiadora Alda Heizer. 
     
    O Solar da Imperatriz integra a Trilha do Patrimônio do Jardim Botânico do Rio, que apresenta os principais monumentos e cinco sítios arqueológicos e conta a história bicentenária da instituição. O Solar está situado em uma área tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), desde 1973, como conjunto paisagístico do Horto Florestal, registrado como sítio arqueológico integrante do JBRJ.
     
    Visita guiada ao Solar da Imperatriz, no Horto Florestal
    Datas: sexta-feira (22) e sábado (23)
    Manhã: 9h45 - Ponto de encontro no Centro de Visitantes do Jardim Botânico – Rua Jardim Botânico, 1.008
    10h - Saída do micro-ônibus para o Solar da Imperatriz
    10h20 - Visita guiada ao Solar da Imperatriz
    Tarde: 13h45 - Ponto de encontro no Centro de Visitantes do Jardim Botânico – Rua Jardim Botânico, 1.008
    14h - Saída do micro-ônibus para o Solar da Imperatriz
    14h20 - Visita guiada ao Solar da Imperatriz
     


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Jockey Club Brasileiro, uma pequena cidade dentro do Rio de Janeiro
      Saiba Mais
      Real Gabinete Português de Leitura está entre as mais bonitas do mundo, segundo a Revista Time
      Saiba Mais
      Museu da República volta ao horário normal, com gratuidade até o final do ano
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Comentário do post BIBIANO:
        Seria de estrema utilidade, liberar o compartilhamento para todos, vocês não percebem que é a melhor propaganda ( boca a boca), estarão propagando GRATUITAMENTE, os pontos em que vocês se destacam na Arte do turismo, de uma pagina vocês passariam a ter muitas, muitas mais, o Custo Benefício é EXPONENCIAL, com perdão da expressão, mas de melhor compreensão vocês estão fazendo doce de cascas de Bananas e despresando as bananas. Espero que aproveitem essa Sugestão. Existem MiLHARES De CONFRARIAS NONARQUISTAS, COM Centenas de ate dezenas de milhares de MEMBROS, São pessoas de Todas as Classes Sociais, com Predominância nas A,B,C, é uma Nação de Pessoas que prefeee a Volta da MONARQUIA no desesperar da Repúblca, essas pessoas pesquisam Sobre História do Brasil e Imperadores, e fazer esse turismo, para Monarquistas é de ESPETACULAR VALOR . Façam promoção para Confrarias e Grupos Monarquistas e vocês sentirão o conseito primeiro das agenzcias de Propaganda: ninguém é dono da melhor Idéia está aí para quem Quiser Imaginar.
        Comentário do post Bafafá:
        Mas, o compartilhamento está disponível...


DIVULGAÇÃO