O Jardim Botânico do Rio de Janeiro entrega, na sexta-feira, 22/10, a primeira fase da revitalização do Solar da Imperatriz.
Localizado no Horto Florestal, em área limítrofe ao Parque Nacional da Tijuca, a edificação é um raro exemplar da arquitetura semi-rural no Rio de Janeiro, construído no século 19, como sede da Fazenda do Macaco.
Atualmente, o prédio sedia a Escola Nacional de Botânica Tropical, primeira do gênero na América Latina, que abriga cursos de extensão, mestrado e doutorado, com programas direcionados ao conhecimento da flora nacional, ecossistemas brasileiros e conservação das espécies. O pórtico e a fachada do prédio passaram por reforma.
Na sexta-feira (22) e sábado (23), serão oferecidas ao público visitas guiadas gratuitas ao Solar, em dois horários a cada dia, às 10h e às 14h, com vagas limitadas a 15 pessoas por saída.
O acesso ao Solar será feito em micro-ônibus, disponibilizado pelo Jardim Botânico, com ponto de encontro no Centro de Visitantes. No Solar, os visitantes serão acompanhados pela arquiteta e urbanista Dalila Tiago de Mendonça (JBRJ).
Para participar das atividades, é preciso fazer inscrição prévia pelo e-mail cvis@jbrj.gov.br ou telefone (21)3874-1808. Os participantes também ganharão o livro “Solar da Imperatriz”, organizado pela historiadora Alda Heizer.
O Solar da Imperatriz integra a Trilha do Patrimônio do Jardim Botânico do Rio, que apresenta os principais monumentos e cinco sítios arqueológicos e conta a história bicentenária da instituição. O Solar está situado em uma área tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), desde 1973, como conjunto paisagístico do Horto Florestal, registrado como sítio arqueológico integrante do JBRJ.
Visita guiada ao Solar da Imperatriz, no Horto Florestal
Datas: sexta-feira (22) e sábado (23)
Manhã: 9h45 - Ponto de encontro no Centro de Visitantes do Jardim Botânico – Rua Jardim Botânico, 1.008
10h - Saída do micro-ônibus para o Solar da Imperatriz
10h20 - Visita guiada ao Solar da Imperatriz
Tarde: 13h45 - Ponto de encontro no Centro de Visitantes do Jardim Botânico – Rua Jardim Botânico, 1.008
14h - Saída do micro-ônibus para o Solar da Imperatriz
14h20 - Visita guiada ao Solar da Imperatriz