Com acesso pela RJ 106, o bairro Mirante da Lagoa é um dos mais charmosos e descolado de Macaé. O lugar ocupa um antigo manguezal à beira da Lagoa de Imboassica e apesar da cancela na porta é acessível a todos.
O bairro começou como um loteamento da década de 70, então afastado da cidade de Macaé. Ele tem mais de 30 ruas com casas e pequenos prédios de classe média, grande parte oriunda das empresas de extração de petróleo na região. E também gente descolada, artistas, tarólogos, terapeutas alternativos, aposentados.
A praça principal do bairro conta com quadra poliesportiva e arquibancada, área para práticas de exercícios, aparelhos de ginástica, playgrounds e brinquedos. Na área ajardinada, árvores da Mata Atlântica e de restinga.
A Ecopraça conta ainda com prédio do centro comunitário, circundado por um espelho d’água e com banheiros, um quiosque, um grande salão para reuniões da comunidade e um terraço.
Entre os eventos importantes e tradicionais do bairro estão a festa junina em junho e julho e o churrasco de final de ano, organizado pelos vizinhos mais antigos integrantes da confraria conhecida como a "Velha Guarda do Mirante".
O lugar tem poucos, mas bons bares, restaurantes e mercearias. Imperdível é tomar uma água de coco na beira da lagoa. Para quem quer ficar hospedado no bairro recomenda-se o Airbnb que tem várias opções.
Não é um lugar de badalação, é um lugar para se morar em paz e com qualidade a 18 minutos (10km) do centro de Macaé.