No primeiro fim de semana de funcionamento, o Museu Carmem Miranda recebeu mais de mil visitantes. O espaço foi reaberto depois de 10 anos fechado e passou pela recuperação das instalações e das peças em exibição.
Na reabertura, o museu está com a exposição "Viva Carmem", com curadoria do escritor e biógrafo da artista, Ruy Castro e da sua mulher, a escritora Heloísa Seixas.
O museu expõe figurinos da artista, objetos pessoais, fotos e vídeos da artista. O objetivo ainda é promover atividades como palestras, oficinas e apresentações artísticas, contribuindo para a popularização e valorização do patrimônio artístico do Brasil.
Projetado por Affonso Reidy e inaugurado em 1976, o museu é uma homenagem à emblemática e icônica cantora e atriz portuguesa-brasileira, que deixou um legado artístico inestimável. Localizado no coração do Rio de Janeiro, o museu é um espaço cultural dedicado a preservar a memória e celebrar a trajetória dessa grande estrela, conhecida como "A Pequena Notável".
No Museu Carmen Miranda, os visitantes têm a oportunidade de mergulhar na vida e na carreira da talentosa artista, conhecendo detalhes de sua infância, a ascensão meteórica no mundo do entretenimento e sua influência duradoura na cultura brasileira e internacional. O acervo é composto por 3.348 itens.
Agendamento de visitas mediadas e atividades através do e-mail: museucarmenmiranda@funarj.rj.gov.br