O Museu Histórico Nacional é o mais importante museu de história do país, reunindo um acervo com cerca de 258 mil itens, entre objetos, documentos e livros, e sendo uma instituição de produção e difusão de conhecimento.
Da Fortaleza de Santiago e da Prisão do Calabouço, restam apenas as fundações. O local abriga galerias de exposições de longa duração e temporárias, além da Biblioteca especializada em História do Brasil, História da Arte, Museologia e Moda, do Arquivo Histórico, com importantes documentos manuscritos, aquarelas, ilustrações e fotografias, entre as quais exemplares de Juan Gutierrez, Augusto Malta e Marc Ferrez.
O Circuito de exposições inicia-se no térreo, no hall de escadas rolantes, com a escultura equestre de D. Pedro II, de Francisco Manoel Chaves Pinheiro. No hall do segundo pavimento, tem-se acesso à galeria com teto decorado por Carlos Oswald. As exposições apresentam a história do Brasil: acervo tradicional, peças contemporâneas e recursos multimídia auxiliam o visitante na compreensão da história.
Mantêm, ainda, programas voltados para estudantes, professores, terceira idade e comunidades carentes. Pitorescos pátios internos e uma simpática cafeteria encantam o público. Por conta do centenário do museu a entrada é gratuita.
Foto: Divulgação