TURISMO >> Passeios

  • O que fazer em Santa Teresa, a Montmartre Carioca

    Da Redação em 09 de Outubro de 2019    Informar erro
    Santa, como é chamada pelos mais íntimos, é um dos bairros mais charmosos do Rio. Por ali encontramos arte, rica arquitetura, boemia, história, natureza e vistas espetaculares da cidade. Tudo isso combinado a um sofisticado polo gastronômico e boêmio que atrai cariocas, estrangeiros e muitos artistas ao bairro.
     
    É o único do Rio que mantém os antigos bondes em circulação, recentemente modernizados e agora gratuitos para os moradores do bairro. As melhores referências de localização são seus largos: Largo do Curvelo, Largo dos Guimarães, Largo das Neves e Largo do França.
     
    A segurança no bairro melhorou com a presença mais constante da polícia.
     
    Entre os eventos mais importantes estão “Santa Teresa de Portas Abertas”, “Festa Literária de Santa Teresa – FLIST”, “Circuito Oriente de Arte” e um carnaval animadíssimo feito por blocos como Céu na Terra, Carmelitas, Badalo de Santa Teresa, Aconteceu, entre outros.
     
    Tanto de dia, como à noite, o bairro é sempre uma efervescência cultural. Uma dica se hospedar por uma noite num de seus hotéis ou pousadas para curtir os dois turnos. Assim, ainda vai usufruir dos deliciosos cafés da manhã.
     
    Confira um roteiro com ótimos lugares para se divertir, comer, beber, comprar e se hospedar no bairro.
    Gastronomia

     Armazém São Thiago (Bar do Gomez)
    Com decoração antiga e original da década de 20, o Bar do Gomez acaba de completar 100 anos é uma volta ao tempo. Para atrair novos clientes na decadência dos armazéns, Seu Gomez transformou o local em bar que acabou adotando informalmente o seu nome. De lá para cá é só gente bonita, cerveja gelada e muita animação. A casa não serve refeições, mas tem um cardápio variado de petiscos, sanduíches, vinhos, cervejas e mais de 120 tipos de cachaça. Funcionamento: ter a dom de meio-dia a 01h.
    >Rua Áurea, 26 – Um pouco acima do Largo dos Guimarães | (21) 2232-0822
    Bar da Fatinha
    O Bar da Fatinha é referência de música boa, gente animada e cerveja gelada. De sexta a domingo tem música ao vivo nos estilos rodas de samba, bossa, carimbó, forró. Fátima, personagem queridíssima do bairro, comanda a casa que tem no cardápio deliciosos petiscos, sopas e pizzas - inclusive veganas, além de várias marcas de cervejas. Atendimento de primeira, gastronomia afetuosa, cerveja gelada, música de qualidade e muita alegria! Funcionamento: quar a sab de 16h a 01h, dom das 16h às 22h.
    >Rua Áurea, 2ª | (21) 2252-6047
    Bar do Mineiro
    Um dos mais tradicionais e queridos de Santa, o boteco decorado com panelas, fotos, cartazes e marionetes é um charme. No cardápio, deliciosos pratos da cozinha mineira e muitos petiscos. A feijoada é uma das marcas da casa e ainda tem a opção da versão mais leve, com carnes magras. Para beber, cervejas, dezenas de cachaças, caipirinhas e a famosa cachaça de gengibre, servida gelada e tida como afrodisíaca. Imperdível! Funcionamento: ter a qui, das 11h às 02h. Sex e sab, das 11h às 04h. Dom, das 11h às 20h.
    >Rua Paschoal Carlos Magno, 99 – perto do Largo dos Guimarães | (21) 2221-9227
    Bar do Serginho
    Bar e Armazém, Serginho é ponto sagrado dos moradores de Santa e quartel general do Bloco das Carmelitas. O ambiente é bem tranquilo, com mesas na calçada e a Baía de Guanabara ao fundo. Para comer, pizzas, sanduíches e petiscos estão entre as opções mais pedidas para acompanhar cervejas geladas ou vinhos (nacionais e importados). Destaque para o café da manhã que é show. Para completar a alegria, às segundas tem rodas de choro e samba às sextas. O lugar pode ser reservado para eventos ou almoços. Funcionamento: seg a sab das 09h às 22h.
    >Rua Dias de Barros, 2A – perto do Parque das Ruínas | (21) 2509-6957
    Caipicana
    Um lugar de alto astral, Caipicana promove gastronomia saudável e diversos eventos ligados à cultura e bem estar, como terapias naturais, tarô e heiki. O cardápio inclui pizzas veganas, cachaças envelhecidas no carvalho, licores, mate e até caldo de cana preparado na hora. Druzas de cristal decoram e energizam o ambiente onde acontecem encontros de jazz, MPB e forró, para curtir e dançar. Um cantinho que promete diversão, comida saudável, bebida de qualidade e muita energia boa! E ainda tem uma exposição permanente de cachaças, todas à venda! Funcionamento: ter a dom das 15h às 22h.
    >Rua Áurea, 02 | (21) 97688-8375 
    Café do Alto
    Mais do que bar e restaurante, Café do Alto é um espaço cultural do Nordeste. O ambiente é alegre e descontraído e o atendimento muito gentil. O cardápio é variado, com deliciosos pratos, petiscos e doces de dar água na boca. Tem até água fresca na moringa, um luxo! O Café da Manhã Nordestino tem dezenas de iguarias para deixar todo mundo feliz.  Para beber, rótulos de cachaças cariocas e nordestinas, cervejas artesanais, chopes, drinks e vinhos. Funcionamento: Seg, ter, qui e sex das 12h às 21h, sáb e dom das 09h às 20h, fechado às quartas.
    >Rua Paschoal Carlos Magno, 143 – Largo dos Guimarães | (21) 2507-3172 
    Espírito Santa
    Comandado pela chef manauara Natacha Fink, Espírito Santa possui um cardápio de culinária brasileira contemporânea com ênfase em ingredientes da Amazônia. Rústica e aconchegante, a casa se destaca pela preocupação constante com a sustentabilidade. No cardápio, saladas, caldinhos, pratos de carne, peixe, aves, petiscos e opções para os vegetarianos. Não deixe de experimentar as sobremesas, são divinas! Aos sábados, tem festa com o DJ Zod no espaço do subsolo. Imperdível! Funcionamento: diariamente das 12h às 23h.
    >Rua Alte Alexandrino 264 – perto do Largo dos Guimarães | (21) 2507-4840 / (21) 982290023 (WhatsApp).
    Tayeb
    Com vista para o belíssimo Largo das Neves, o restaurante Tayeb tem um variado cardápio de comida árabe e brasileira com pratos e petiscos como kaftas, kibes, hommus, alcatra com batata canoa, frango grelhado e muito mais. Isso sem falar dos deliciosos doces árabes. Para beber, muitas opções de cervejas e drinks. Diariamente, saem fornadas de pães artesanais maravilhosos! Aos sábados tem shows de rock e quinzenalmente jogos de Quizz com prêmios para os vencedores. O espaço pode ser reservado para eventos. Funcionamento: ter a dom das 11h30 à meia-noite, seg das 17h à meia-noite.
    >Rua Progresso, 05 – Largo das Neves | Fone: 21 3406-0228.
    Tribas Pizza
    No coração de Santa Teresa, a Tribas Pizzas é faz sucesso com seu cardápio de pizzas saudáveis e criativas. Esportes radicais, natureza, alimentação saudável são as inspirações da casa que prioriza a qualidade dos produtos regionais e orgânicos. O chef Triba Reys criou uma massa vegana de batata doce e linhaça com fermentação lenta que resultou numa pizza leve e muito crocante. O cardápio oferece diversos sabores, mas o grande destaque fica por conta das opções veganas e vegetarianas. Além das pizzas, o ketchup de beterraba e a mostarda de chuchu são algumas das estrelas da casa. Às terças e quartas tem rodízio. Funcionamento: diariamente de 18h à meia-noite. Tem delivery.
    >Rua Paschoal Carlos Magno, 109 – Largo dos Guimarães | (21) 3689-6609
    Mô Café
    A atmosfera aconchegante é quase irresistível para quem passa. A decoração é uma graça: mesas feitas com material de demolição, cadeiras recicladas, fotografias nas paredes e prateleiras com dezenas de objetos de decoração.  Mandalas, porta copos, imãs de geladeira, artesanatos além de decorar estão à venda. No cardápio, cafés e chás diversos, bolos, sanduíches, salgados, doces, cervejas, caipirinhas, vinhos e cachaças. Entre os mais pedidos está o bolo indiano, divino! Para completar, uma pequena tabacaria com charutos cubanos e hondurenhos, cigarrilhas, fumo orgânico, cigarro de palha, sedas e outros acessórios. Funcionamento: seg a sab das 09h às 20h, dom e feriados das 09h às 18h.
    >Rua Santa Cristina, 181 – perto do Largo dos Guimarães | (21) 2215-9037
    Portella Bar
    Este típico botequim paulista faz sucesso com a filial em Santa Teresa desde 2011. Seu cardápio de comida brasileira tem foco na culinária do Nordeste. São mais de 20 opções à la carte, entre eles, escondidinho, lambada (carne de sol, jabá, macaxeira orgânica, farofa e purê de gerimum), portadella (massa folheada com mortadela ouro, pistache e Catupiry), moqueca, carnes mistas, feijoada todos os dias, entre outros. Tem ainda muitos petiscos, chope gelado, variedade de cervejas, caipirinhas e cachaças. E o melhor: com música ao vivo às sextas, sábados e domingos. Funcionamento: qua a seg das 11h às 23h.
    >Rua Paschoal Carlos Magno, 139 – Santa Teresa | (21) 2507-5181 
    Compras 
     
    Favela Hype
    Favela Hype é um espaço multicultural super descolado em Santa Teresa. Além de loja é também bar, galeria de arte, restaurante, bistrô e palco para shows de MPB, blues, salsa, samba, pop e rock. A grife é comandada pela designer e estilista Kananda Soares que propõe um life style em suas peças exclusivas. Ali você encontra moda feminina e masculina, além de acessórios como bolsas, turbantes, bijuterias, óculos e até adereços de carnaval. Para comer, uma deliciosa feijoada que é servida todos os dias, pratos à la carte e diversos petiscos. Para beber, drinks, caipirinhas, mojitos e cervejas. Às sextas e sábados tem música ao vivo da melhor qualidade. Funcionamento: seg a qua das 10h às 18h, qui e dom das 10h às 22h, sex e sab das 10h à meia-noite.
    >Rua Paschoal Carlos Magno, 103 | (21) 3796-3777
     
    La Vereda
    Essa é uma das lojas de artesanato brasileiro que merece destaque no Rio. O lugar vende centenas de itens produzidos por pequenos artesãos de todo o país e encanta pela curadoria de bom gosto. Entre as peças, roupas, objetos de decoração, móveis de material de demolição, bijuterias, colchas, tapeçarias, redes, lustres, luminárias, cerâmicas, quadros. E o melhor: por um preço acessível. No La Vereda é possível encontrar também CDs de música brasileira, livros, fotografias antigas do Rio em alta resolução, gravuras, miniaturas do bondinho de Santa Teresa, miniaturas de favelas, artesanato de pedra sabão, entre outras preciosidades. Um lugar perfeito para comprar um presente original e tentador para os apaixonados por decoração. Funcionamento: seg das 13h às 21h, ter a dom das 10h às 21h.
    >Rua Alte Alexandrino, 428 – Largo dos Guimarães | (21) 2222-1848
    Hospedagem
     
    Mama Shelter Rio
    Esse hotel boutique tem um ambiente moderno e refinado que agrada já ao primeiro olhar. O conforto e o atendimento personalizado tornam a experiência simplesmente encantadora. O café da manhã, incluso na diária, é servido no restaurante do hotel e tudo é delicioso. Aberto ao público para almoço e jantar e é especializado em Comfort Food. Após as 18h tem pizzas de massa de fermentação natural e feitas no forno a lenha. Atração à parte, o bar do Mama Shelter tem DJs aos finais de semana, excelentes bebidas e petiscos. Um lounge ao ar livre e mesas de jogos são outras opções da área de convivência e diversão. E pode ser reservado para casamentos, despedidas de solteiros e aniversários. Pet friendly.
    >Rua Paschoal Carlos Magno, 5 | (21) 3980-0300 | www.mamashelter.com/pt-BR/rio-de-janeiro
    Raízes do Brasil
    Num belo casarão centenário, Raízes do Brasil funciona como hostel, restaurante, bar, feira agroecológica e loja de produtos naturais. O ambiente é acolhedor e tem bons preços para hospedagem. São sete quartos: coletivos, família e suítes. Aos sábados, a casa serve o Café da Manhã Camponês, abertos ao público. A decoração é de temas bem brasileiros e o som é de viola. Os produtos são da roça e artesanais, inclusive pães, bolos, cuscuz de milho, manteiga, geleias e outras delícias. Tudo sem agrotóxicos ou transgênicos, inclusive os que estão à venda. Gerido pelo Movimento dos Pequenos Agricultores Raízes do Brasil, o projeto agrega sustentabilidade, responsabilidade social e respeito ao campo. A feirinha orgânica acontece aos sábados de manhã e a loja de produtos naturais, diariamente.
    Rua Áurea, 80 | (21) 99506-5740 

     
    Modernistas Hospedagem e Arte
    O Modernistas fica numa belíssima casa de 1925 inteiramente restaurada no coração de Santa Teresa. O espaço é uma homenagem à Semana de Arte Moderna de 1922. Cada uma de suas cinco suítes foi projetada por um profissional distinto inspirado num artista modernista diferente. O resultado é beleza e muito conforto, um luxo! O atendimento cuidadoso e o capricho fazem do café da manhã uma atração à parte. Entre os quitutes, você encontra açaí, bolinhos, queijos, pão, café fresquinho e até brigadeiro de sobremesa. Ao lado do hotel fica a Anexo Galeria de Arte que recebe frequentemente exposições de arte contemporânea. O espaço também realiza eventos culturais como bazar, feiras, festas juninas e encontros musicais da melhor qualidade. O café da manhã é aberto ao público, mas precisa reservar.
    >Rua Paschoal Carlos Magno, 39 | (21) 3852-8265
    Artes
     
    Ateliê dos Artífices
    Mix de ateliê, galeria e café, o Ateliê dos Artífices combina arte, design, música, poesia, teatro, cinema, educação, petiscos caseiros e cervejas artesanais. A proposta é ser uma plataforma de desenvolvimento do artífice/artista para expor seus trabalhos, ministrar cursos, marcar encontros e realizar eventos. O espaço integra o Circuito Oriente, uma rede de espaços de artes em Santa Teresa e pode ser alugado para eventos, filmagens e comemorações. A programação é intensa e tem exposição nova a cada mês. Consulte no site: www.ateliedosartifices.com.br. Funcionamento: terça a domingo de 17h à meia-noite.
    >Largo das Neves, 04 Loja | (21) 98119-7269 / 3079-6136
    Arte Lambe-Lambe de Luiz de França Zod
    Um dos artistas mais queridos e atuantes de Santa Teresa, LFZ transforma trabalhos gráficos em painéis, quadros e camisas, mixando elementos culturais e urbanos com suas vivências em Santa. Inquieto, esse artista maranhense faz de seus delírios psicodélicos uma arte plena de cores e alegria. Isso se transforma em trilha sonora quando incorpora o DJ ZOD. Na pista, incursões pela música africana, sons do Oriente Médio, black music, samba, rock, reggae, salsa, carimbó, maracatu, Bumba Boi e muito astral! A sequência de raridades de seu repertório tem origem no Maranhão, quando ainda criança sintonizava o velho rádio da mãe para pegar as ondas das rádios caribenhas. Para quem não sabe, é de sua autoria a marca do bondinho de Santa Teresa chorando, que virou uma febre no Rio. Facebook: Zod Nazir | Instagram: Luiz de França Zod
    Manduca Criações: Móveis Ressignificados e Marcenaria Criativa
    Sabe aquele móvel sem graça que a gente tem ou que não combina mais com o resto da decoração? Que tal transformá-lo para um novo uso ou até para uma nova função? Essa é a proposta da designer Amanda Faustino que recentemente abriu seu ateliê em Santa Teresa para trabalhar com arte e sustentabilidade. No mesmo espaço funciona também a Marcenaria Criativa, que é para quem busca um móvel pequeno, moderno como os do Pinterest e com um custo que cabe no bolso. Para conhecer o espaço ou fazer um orçamento, é só agendar através dos contatos.
    www.manducacriacoes.com.br
    www.facebook.com/manducacriacoes
    Fone: 21 4107-6669 | 98106-9052
    Principais atrações:

    Museu da Chácara do Céu
    R. Murtinho Nobre, 93 | (21) 3970-1093 | museuscastromaya.com.br
     
    Museu Casa de Benjamin Constant (temporariamente fechado para restauração)
    R. Monte Alegre, 255 | (21) 3970-1168
     
    Museu do Bonde
    Rua Lélio Gama, 2.212 | (21) 2332-8422
     
    Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas
    R. Murtinho Nobre, 169 | (21) 2215-0621 | www.facebook.com/parquedasruinas
     
    Centro Cultural Laurinda Santos Lobo
    R. Monte Alegre, 306 | (21) 2215-0618 | www.facebook.com/laurindasantoslobo
     
    Cine Santa Teresa
    Rua Paschoal Carlos Magno, 136 | (21) 2222-0203 | cinecasal.com.br/cine-santa
     
    Mirante Dona Marta
    De carro, o acesso é feito pelo Cosme Velho. Siga a Ladeira dos Guararapes, na direção do Corcovado, até avistar uma placa indicando o Mirante. O acesso é fácil e há estacionamento no local.
    ................................................................................................................................

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Mirante das Canoas: visual da Pedra da Gávea e do mar
      Saiba Mais
      Circuito das Flores em São Pedro da Serra
      Saiba Mais
      Paraty histórica
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

CURTA O BAFAFÁ!

DIVULGAÇÃO









#AGENDABAFAFA