TURISMO >> Passeios

  • Ônibus elétrico de turismo se despede de Madureira

    Da Redação em 08 de Janeiro de 2022    Informar erro
    Este é o último mês para passear pelas histórias do Rio a bordo do ônibus elétrico do programa gratuito “Verão verde”, das secretarias de Cultura e de Transportes, com o apoio da Riotur e da subprefeitura da Zona Norte. Para embarcar é exigido comprovante de vacinação e uso de máscara.
     
    Conhece a trajetória de Paulo da Portela? Sabia que ele inspirou o personagem Zé Carioca, da Disney? Essa e mais histórias de Madureira são mostradas no passeio, que começa e termina na Arena Fernando Torres (Parque Madureira).
     
    O circuito tem 10km e dura 60 minutos, passando por Palácio 450; Portelinha/Feira das Yabás; Portela; CUFA/Viaduto Prefeito Negrão de Lima; Mercadão de Madureira; Estádio Aniceto Moscoso/Madureira Esporte Clube e Império Serrano.
     
    O tour por Madureira tem sempre uma atração especial aos sábados, às 11h30. Nesta semana (08/01) é a vez do Jongo da Lapa, liderado e idealizado por Barbaro do Jongo e outros jongueiros a partir de uma roda em homenagem ao mestre Darcy Monteiro (Darcy do Jongo).
     
    Na sequência terá Maracatu Baque Mulher (15/01); grupos de Bate-Bola (22/01) e a turma do charme (29/01).
     
    Extensão do Maracatu Baque Mulher de Recife e liderado pela Mestra Joana Cavalcante, o Maracatu Baque Mulher é formado por mulheres e regido por Tenily Guian. Em breve, o grupo irá ministrar oficinas na Arena Fernando Torres.
     
    O primeiro projeto da Assessoria Especial de Práticas Antirracistas, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio, capitaneada pela escritora e pesquisadora Sinara Rúbia.
     
    Madureira pioneira
    O Rio é a primeira cidade no Brasil a ter um ônibus elétrico em plena atividade cultural. Melhor: um passeio ecologicamente correto. O projeto é um pontapé do “Zonas de Cultura”, iniciativa da Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, para alavancar a criatividade em várias regiões da cidade, que vai injetar R$ 1,5 milhão em ações culturais única e exclusivamente em Madureira, o coração criativo da Zona Norte carioca.
     
    A condução dos passageiros fica a cargo da Guiadas Urbanas, a primeira agência de turismo receptivo com atuação exclusiva no subúrbio carioca e em favelas. Karolynne Duarte e Vilson Luiz são técnicos e guias de turismo certificados pelo Ministério do Turismo.
     
    O público pode embarcar nesta viagem cultural nos seguintes horários: 10h, 11h30, 15h e 16h30. Para garantir seu assento, basta acessar o Sympla: bit.ly/busculturaa São no máximo 40 lugares.
     
    “Verão verde” – Ônibus elétrico em Madureira: sempre aos sábados e domingos, às 10h, 11h30, 15h e 16h30. Ingressos gratuitos: bit.ly/busculturaa. 40 lugares. Até 30 de janeiro.
     
    Fonte: Prefeitura do Rio


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Mirante Três Reis Magos, ponto turístico em Angra dos Reis
      Saiba Mais
      Trilha da Pedra da Gávea, passeio incrível para fazer pelo menos uma vez na vida
      Saiba Mais
      Barra do Piraí terá trem de gelo, antiga estação será polo gastronômico
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO