TURISMO >> Passeios

  • Parque da Cidade em Niterói recebe melhorias na iluminação, acessibilidade e novo paisagismo

    Da Redação em 08 de Maio de 2024    Informar erro
    Parque da Cidade em Niterói recebe melhorias na iluminação, acessibilidade e novo paisagismo

    Foto: Ricardo Rabelo

    Local: Parque da Cidade de Niterói
    A Prefeitura de Niterói entregou, nesta terça-feira (7), as obras de restauração do Parque da Cidade. Entre as intervenções estão melhorias da acessibilidade, aprimoramentos na iluminação, além da revitalização do paisagismo do local.
     
    O objetivo é consolidar o espaço como destino turístico, ecologicamente consciente e acessível. O parque ganhou ainda um novo espaço de convivência com bancos e um deck de madeira para os visitantes.
     
    O prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou o trabalho que vem sendo realizado de melhorias nos parques da cidade, que conta com mais da metade do seu território de áreas protegidas.
     
    “A gente tem feito um grande esforço de melhorias dos parques e áreas naturais. O município conta hoje com 56% de área verde protegida. Estamos construindo uma Niterói como referência de uma cidade sustentável que pode mostrar, contribuir, colaborar e fazer a troca de experiências com outras cidades para que a gente avance no caminho da sustentabilidade. O parque está lindo e temos feito o que é necessário para que esse lugar seja cada vez mais valorizado. Estamos apostando no potencial turístico de Niterói e melhorando os espaços para criar oportunidades de desenvolvimento econômico e também de lazer”, disse Axel Grael.
     
    De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Rafael Robertson, algumas intervenções não são percebidas, mas fazem a diferença.
     
    “Foram alguns meses nesse processo que ninguém vê, só a obra pronta. Foram colocados espelhos nas curvas, que dá mais segurança para quem sobe, instalado um sistema de monitoramento, melhorias nos banheiros, entre outras medidas. Eu gostaria de expressar meus cumprimentos e admiração por tudo que vem sendo feito na nossa cidade, principalmente na qualificação dos nossos parques. Estamos aqui hoje para apresentar as intervenções do Parque da Cidade que parecem pequenas, mas junto às outras compõem todo um aglomerado de ações do governo que visam melhorar nossos espaços. A gente espera que a população desfrute muito, mas também nos ajude na preservação com a sensação de pertencimento desse espaço para que, juntos, a gente consiga melhorar ainda mais a qualidade dos nossos parques”, reforçou o secretário.
     
    As obras de melhorias da infraestrutura ficaram a cargo da Empresa Municipal de Moradia, Saneamento e Urbanização (Emusa) e incluíram a instalação de piso intertravado e piso tátil, além da construção de muretas de concreto. Além disso, foram realizadas a manutenção e a instalação de novos guarda-corpos. A iluminação do local também foi aprimorada com a instalação de luminárias direcionadas, que minimizam os impactos à fauna local.
     
    “Estamos bem felizes de estar aqui para mais uma entrega. O Parque da Cidade é, para mim, um dos lugares mais bonitos de Niterói. Fizemos a acessibilidade e conseguimos tornar ainda mais bonito isso aqui para que todos possam aproveitar da melhor forma esse espaço”, comemorou Antônio Lourosa, presidente da Emusa.
     
    O Parque da Cidade também recebeu três deques de madeira que foram adicionados para proporcionar acesso às rampas de voo livre norte e sul, que oferecem vistas panorâmicas da Baía de Guanabara e da Região Oceânica de Niterói, além de bancos de madeira plástica e uma escultura vermelha doada pelo Rotary Niterói Norte, representando a liberdade de voar sobre os horizontes da Baía de Guanabara e das praias da Região Oceânica. A obra, criada pelo artista Giovanni Gargano, adiciona uma dimensão artística ao espaço.


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Miguel Pereira ganha mais um parque de aventura, o Serra Radical
      Saiba Mais
      Melhor hotel do mundo terá filial em Miguel Pereira de frente para o Lago Javary
      Saiba Mais
      Rio ganha ônibus panorâmico com roteiros diurnos e noturnos
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO