Pouco conhecido, o Parque da Cidade, com seus 470.000m2, abriga belíssimos jardins tropicais cortados por ruas asfaltadas, parquinho infantil, anfiteatro, horto, instrumentos de ginástica, capela, trilhas internas, um lago e o Museu Histórico da Cidade. É um lugar lindíssimo que tem segurança razoável pois tem policiamento a cargo da Guarda Municipal. E o melhor: com entrada e estacionamento gratuitos. Um lugar ideal para piqueniques e comemorações de aniversários.
O Parque, antiga propriedade do Marquês de São Vicente, está situado na Estrada Santa Marinha, em continuação à Rua Marquês de São Vicente, na Gávea. Fileiras de palmeiras, árvores frutíferas e espécies raras, como árvores de pau-brasil, dividem a atenção dos visitantes com as montanhas que rodeiam o espaço e com os animais que lá vivem. Um bonito lago foi criado com o represamento de um córrego, tornando o passeio ainda mais agradável.
O museu possui um bonito acervo de fotografias de imagens históricas, mapas e objetos do final do século XIX. A construção foi recentemente reformada e estala de nova com funcionários prestativos e atenciosos.
A entrada de acesso assusta um pouco por passar junto a uma comunidade, mas nada que cause problemas ou insegurança. Pode-se ir de carro ou táxi. O transporte público fica um pouco distante, é preciso subir um ladeirão a pé. Recomenda-se visitar pela manhã até 15h pois depois tem muito mosquito daqueles que dão um coceira incessante.
Um lugar imperdível de conhecer. Palavra do Bafafá!