O Parque Natural Municipal da Prainha tem fácil acesso, segurança e estacionamento. O mirante do Caeté no alto do parque tem vista monumental das praias do Recreio e da Barra, além da Pedra da Gávea. O acesso é por uma trilha de cerca de 800 metros muito bem sinalizada. O parque possui parquinho infantil, centro de visitantes, auditório, espaço para exposições, trilhas, mirantes, banheiro e chuveiros
Criado em 2001, após a desapropriação do terreno, o parque Natural Municipal da Prainha tem área de 147 hectares com ecossistemas de mata atlântica ameaçados de extinção como restinga, costão rochoso e floresta atlântica. Diversas espécies ameaçadas de extinção podem ser encontradas dentro dos limites do parque, entre elas algumas espécies de bromélias e cactos, além de embaúbas, fiqueiras, paus-brasil, pitangas, araçás, bromélias, cactos e caetés (helicônias).
A fauna tem teíus, gambás, jabutis, bichos-preguiça, borboletas e grande diversidade de aves.Toda a parte do parque da Prainha acima da cota 100m faz também parte do Parque Estadual da Pedra Branca, tendo a gestão compartilhada por ambas as unidades.
Periodicamente são realizadas atividades de educação ambiental, como plantios, mutirões de limpeza, exposições e palestras. Em 2012 a Prainha teve sua praia certificada com o selo internacional Bandeira Azul, que atesta entre outras coisas, a segurança, limpeza de água e areia, organização e sustentabilidade, certificação que é renovada anualmente e continua até os dias atuais.
Fonte e fotos: Página do Parque no FB