O Parque da Serra da Caneca Fina é um dos "bairros" mais verdes de Guapimirim, a 75 km da capital. É parte da Mata Atlântica, sendo uma APA – Área de Proteção Ambiental, localizada na Serra do Mar, ao sul da cidade de Teresópolis a 500 metros de altitude.
Fica localizado na zona de amortecimento do Parque Estadual dos Três Picos e por onde passam (e se encontram) os rios Socavão, Iconha e Caneca Fina.
Em seu interior existe o Condomínio Serra da Caneca Fina, com 600 casas. É uma sociedade civil, de caráter recreativo e esportivo, que ocupa uma área superior a 2 milhões de metros quadrados, com rara beleza natural, cortada por vários rios de águas límpidas e geladas, fazendo divisa com o município de Teresópolis.
Sua vegetação, é motivo de orgulho e admiração para seus moradores e visitantes. Embora a maior parte desta vegetação seja secundária, ainda tem árvores raras, como jequitibás, existindo um com aproximadamente 500 anos, que pela sua magnitude, é um dos pontos turísticos do Parque.
Na sua fauna, preguiças, esquilos, tatus, lebres, gambás e nas partes mais altas macacos. Existe uma grande variedade de aves, como maritacas, tucanos, gaviões, corujas, sabiás, canários, saíras, sem falar na grande variedade de cores e espécies de beija-flores, que são o símbolo do Parque da Serra da Caneca Fina.
Diz a lenda, que nas margens de um dos rios que cortam a serra, morava um português, de origem nobre e proprietário de grande parte das terras da região e que era um grande provador de vinhos e diziam ser o “Bom da Caneca Fina”, originando assim o nome dado à localidade.
O acesso ao Parque é feito a partir de Guapimirim na BR 116 (Rio-Teresópolis), num percurso de aproximadamente 8,6 km em estrada asfaltada e paralelepípedos.
Fonte: João Veiga Imóveis
Fotos: Facebook Amigos do Parque da Serra da Caneca Fina