TURISMO >> Passeios

  • Parque Guinle: oásis em Laranjeiras

    Agenda Bafafá em 01 de Janeiro de 2020    Informar erro
    Local: Parque Guinle
    ENDEREÇO: Rua Gago Coutinho, 66 e Rua Paulo César de Andrade, 70 e 106 - Laranjeiras
    Bem pertinho do Largo do Machado fica o Parque Guinle, numa área de proteção ambiental de 24.750 m2, muito frequentado por crianças e moradores da região. O local é um pequeno vale com muito verde e cercado por um conjunto de prédios residenciais projetados por Lúcio Costa na década de 50.

    Seus belos jardins eram parte da antiga propriedade de Eduardo Guinle (1846-1912) e foram originalmente concebidos pelo paisagista francês Cochet. Depois, já na fase de urbanização, foram modificados por Burle Marx, trazendo um charme a mais para o lugar.

    Na entrada encontramos um imponente pórtico com estátuas de leões alados, tão belo quanto muitos europeus, mas que infelizmente precisa urgentemente de ser restaurado. O parque infantil tem brinquedos bem conservados e fica ao lado de um grande lago artificial com patos, marrecos e cisnes. Muitas crianças levam pão para a bicharada tornando o passeio uma grande diversão. No local também costuma ficar um pula-pula disputado, por isso é sempre bom ter um dinheiro trocado.

    Subindo pelos jardins, encontramos recantos com pequenos córregos, áreas para piqueniques (inclusive com alguns cavaletes que servem de mesas) e, no alto do parque, equipamentos de ginástica para a 3ª Idade. Nesses espaços muita gente faz piqueniques e festinhas infantis, é bom se informar por lá como funciona para evitar aborrecimentos.

    O local tem também apenas um banheiro que foi construído e é mantido pelo grupo voluntário que cuida do parque. Não é o ideal, mas é graças ao esforço de frequentadores e pessoas comuns que o Parque Guinle está revitalizado. A administração voluntária é feita, principalmente pela dedicada Nedina Levy e o Grupo Abraça Aves. São eles que cuidam junto com a Subprefeitura da Zona Sul para que o parque se mantenha seguro e conservado.

    Como não tem estacionamento, somente uma área permitida, a dica é ir de metrô e descer na estação Largo do Machado. De lá é só seguir a rua Gago Coutinho que fica bem pertinho.

    Em fins de semana ensolarados, o parque fica bem cheio. 


    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Rio das Flores faz aniversário de 127 anos com festa
      Saiba Mais
      Museu Naval: resgatando a história
      Saiba Mais
      Orla portuária: o novo xodó do Rio
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Comentário do post Elza Maria de Lima Menezes:
        Boa,eu faço curso de Turismo. E saber historias dos pontos turisticos é muito bom estar informada.

      • Comentário do post Fábio Moniz de Rezende:
        Nasci em Laranjeiras e a minha infância,adolescência e a minha "adultez" se expressam neste lugar.Quando estou no Rio com os meus filhos visito quase diariamente este lugar que habita também meu coração quando está longe fisicamente


    Emporio 2B sanduiche bruto

CURTA O BAFAFÁ!

DIVULGAÇÃO










#AGENDABAFAFA