TURISMO >> Passeios

  • Parque Lage: recanto encantador do Rio

    Da Redação em 18 de Abril de 2018    Informar erro
    Local: Parque Lage
    ENDEREÇO: Rua Jardim Botânico, 414 - Jardim Botânico
    DETALHES:

    Funcionamento: de segunda a domingo de 09h às 18h. Entrada Franca

    O Parque Lage é um dos recantos mais encantadores do Rio de Janeiro. Além de abrigar a Escola de Artes Visuais, o local tem um jardim tropical maravilhoso com muitas atrações: brinquedos infantis, aquário, lago, gruta, oca indígena, áreas de piquenique, cafés e eventos interessantíssimos.  

    A história do local é de cinema. Em 1920, a antiga fazenda é comprada pelo empresário Henrique Lage. Amante das artes, ele apaixona-se e casa-se com a cantora lírica italiana, Gabriela Besanzoni. Para agradar a artista, manda construir uma réplica perfeita de um “palazzo romano”, e reformula parte do projeto paisagístico.

    Dois grandes portões se abrem à Rua Jardim Botânico, nº 414, para os caminhos cercados de palmeiras imperiais que levam à mansão, projetada pelo arquiteto italiano Mario Vodrel. A fachada principal tem pórtico saliente, totalmente revestido de cantaria. O casarão, construído em torno de uma piscina, tem mármores, azulejos e ladrilhos importados da Itália. As pinturas decorativas dos seus salões foram assinadas por Salvador Paylos Sabaté.

    Os jardins que cercam a casa fazem parte do Parque Nacional da Tijuca. São organizados de forma geométrica e o entorno compreende 52 hectares de floresta exuberante, com variedade de espécies da Mata Atlântica, nas encostas do Maciço do Corcovado e ao lado do Jardim Botânico.

    O caráter eclético de sua arquitetura aliado ao estilo de vida de seus moradores refletiam o espírito de uma época, onde a vida social da cidade tinha lugar nos salões como o Palacete dos Lage. Deste período ainda encontram-se no Parque Lage algumas ruínas do antigo engenho de açúcar ali existente. Estes valores justificaram o tombamento da área verde, e das construções arquitetônicas ao seu redor pelo IPHAN, no ano de 1957, como patrimônio paisagístico, ambiental e cultural.

    O local abriga também o Lage Café que serve café da manhã completo todos os dias da semana.

    Fonte: Escola de Artes Visuais do Parque Lage


    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Cápsula do Tempo na Matriz da Glória
      Saiba Mais
      Rio ganha ônibus de turismo de dois andares
      Saiba Mais
      Estátua do Tim Maia na Praça Afonso Pena
      Saiba Mais
    banner senge

CURTA O BAFAFÁ!

DIVULGAÇÃO










#AGENDABAFAFA