TURISMO >> Passeios

  • Parque Lage: recanto encantador do Rio

    Da Redação em 08 de Dezembro de 2021    Informar erro
    Parque Lage: recanto encantador do Rio
    Local: Parque Lage
    ENDEREÇO: Rua Jardim Botânico, 414 - Jardim Botânico
    DETALHES:

    Funcionamento: de segunda a domingo de 09h às 17h. Entrada Franca

    O Parque Lage é um dos recantos mais encantadores do Rio de Janeiro. Além de abrigar a Escola de Artes Visuais, o local tem um jardim tropical maravilhoso com muitas atrações: brinquedos infantis, aquário, lago, gruta, oca indígena, áreas de piquenique, cafés e eventos interessantíssimos. 

    A história do local é de cinema. Em 1920, a antiga fazenda é comprada pelo empresário Henrique Lage. Amante das artes, ele apaixona-se e casa-se com a cantora lírica italiana, Gabriela Besanzoni. Para agradar a artista, manda construir uma réplica perfeita de um “palazzo romano”, e reformula parte do projeto paisagístico.

    Dois grandes portões se abrem à Rua Jardim Botânico, nº 414, para os caminhos cercados de palmeiras imperiais que levam à mansão, projetada pelo arquiteto italiano Mario Vodrel. A fachada principal tem pórtico saliente, totalmente revestido de cantaria. O casarão, construído em torno de uma piscina, tem mármores, azulejos e ladrilhos importados da Itália. As pinturas decorativas dos seus salões foram assinadas por Salvador Paylos Sabaté.

    Os jardins que cercam a casa fazem parte do Parque Nacional da Tijuca. São organizados de forma geométrica e o entorno compreende 52 hectares de floresta exuberante, com variedade de espécies da Mata Atlântica, nas encostas do Maciço do Corcovado e ao lado do Jardim Botânico.

    O caráter eclético de sua arquitetura aliado ao estilo de vida de seus moradores refletiam o espírito de uma época, onde a vida social da cidade tinha lugar nos salões como o Palacete dos Lage. Deste período ainda encontram-se no Parque Lage algumas ruínas do antigo engenho de açúcar ali existente. Estes valores justificaram o tombamento da área verde, e das construções arquitetônicas ao seu redor pelo IPHAN, no ano de 1957, como patrimônio paisagístico, ambiental e cultural.

    O local abriga também o Lage Café que serve café da manhã completo todos os dias da semana.

    Fonte: Escola de Artes Visuais do Parque Lage



    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Iguaba Grande vai ter mirante municipal com complexo gastronômico
      Saiba Mais
      Passarinhar: uma experiência que conecta com natureza em Teresópolis
      Saiba Mais
      Museu Arquidiocesano de Arte Sacra, um lugar do Rio incrível pouco conhecido do público
      Saiba Mais

DIVULGAÇÃO