TURISMO >> Passeios

  • Praça Paris: obra prima da Belle Époque

    Da Redação em 09 de Julho de 2019    Informar erro
    Local: Praça Paris
    ENDEREÇO: Av. Augusto Severo, 342 – Glória | Metrô Glória
    DETALHES: Diariamente das 06h às 22h
    Construída na época em que o Rio de Janeiro queria ser a “Paris dos Trópicos”, a Praça Paris é uma obra prima da Belle Époque carioca. Embora nem sempre seja cuidada como deveria, ainda é um privilégio passear por seus jardins. 

    Projetada pelo arquiteto e urbanista francês Alfredo Agache foi inaugurada em 1929, durante o mandato do Prefeito Prado Junior. Na época, o mar ainda chegava bem pertinho da praça que possui jardins semelhantes aos do Palácio de Versalhes, com lago, chafariz e esculturas idênticas às francesas.

    Após um período de abandono, em 1992 houve uma revitalização e a praça foi gradeada por questões de segurança. Hoje, a entrada é feita somente pelo portão localizado na Av. Augusto Severo, onde fica uma guarita da guarda municipal.

    Com belas vistas que contrastam entre os prédios do Centro, a Igreja do Outeiro da Glória e o Parque do Flamengo, o lugar é muito frequentado por famílias e turistas que costumam fazer piqueniques e caminhadas. 

    Seus jardins já abrigaram festivais de música, feiras, exposições e é comum ver músicos e blocos de carnaval ensaiando por ali. Embora tenha um aviso dizendo que cães devem usar coleiras e focinheiras, o espaço é petfriendly e é comum ver os peludos brincando nos gramados do lado oposto ao lago.

    Curiosidades:
    Segundo o historiador Milton Teixeira, entre 1930 e 1934 a praça foi usada como pista de corrida de alta velocidade para carros de fórmula livre. E, quando inaugurada, sua iluminação reproduzia as cores da bandeira francesa: azul, vermelha e branca.
    O monumento ao Almirante Barroso localizado numa das extremidades da Praça Paris, data de 1909 e veio da antiga Praça 11 de Junho que foi reduzida para a construção da Av. Presidente Vargas na década de 1940.
     

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Solar do Jambeiro: palacete do século XIX em Niterói
      Saiba Mais
      Mirante Dona Marta
      Saiba Mais
      Forte de Copacabana
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

CURTA O BAFAFÁ!

DIVULGAÇÃO










#AGENDABAFAFA