Há 140 anos, o pai da aviação, Santos Dumont, foi batizado na Igreja Matriz Santa Teresa D´Ávila, em Rio das Flores. A igreja, além de ponto turístico, é o local onde iniciam-se as comemorações de aniversário do município, próxima sexta, dia 17, com programação que só termina no domingo, dia 19.
São mais de 10 apresentação artísticas e exposições culturais voltadas a todos os públicos, com destaque ao “Dia de Campo”, curso gratuito oferecido a produtores rurais pela fazenda Santa Luzia, na sexta, às 13h, e o IV Encontro de Automóveis Antigos, no domingo, a partir das 10h no parque de eventos da cidade.
A visita a Rio das Flores, cidade de 5 mil habitantes que faz divisa com Minas, é uma oportunidade de se conhecer a história e produtos ligados ao Vale do Café, região que foi maior produtora do grão no século XIX. Algumas das mais bonitas fazendas históricas da região, como a Fazenda do Paraízo e a Fazenda União, estarão abertas a visitação, assim como a Cachaçaria Werneck, que produz uma das cachaças mais premiadas do país, e a Florart, loja e ponto de cultura que reúne diversos exemplares do artesanato regional.