Não é preciso ir ao Rio Grande do Sul para conhecer a produção de vinhos. Desde 2010, no município de Paraíba do Sul, na Região Serrana do estado, a 143 km da capital, existe a Vinícola Inconfidência criada pela família Aranha, tendo à frente o casal Ângela e José Cláudio.
As parreiras produzem uvas e vinhos finos de alta qualidade. A Vinícola Inconfidência, além da viticultura, passou a realizar também o processo industrial de vinificação dos seus vinhos dentro dos seus domínios, tornando-se a primeira vinícola integrada do estado do Rio de Janeiro.
Foram plantadas diversas variedades de parreiras para produção de vinhos finos de alta qualidade, elaborados a partir de variedades européias da espécie Vitis Vinifera.
Entre elas, as uvas tintas Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot e Syrah, bem como as uvas brancas Sauvignon Blanc, as quais a partir de 2013 iniciaram seu período produtivo. Mais recentemente foram plantadas experimentalmente as parreiras de Petit Verdot, Nero d´Avola e Viognier.
Neste período os vinhos da Inconfidência começaram uma elegante trajetória ao serem degustados nas taças de enólogos, enófilos, sommeliers e amantes de bons vinhos.
No ano de 2018 foi concluída a etapa de construção da unidade de vinificação, iniciando sua operação em 2019, o que permitiu que a Vinícola Inconfidência começasse a produzir seus próprios vinhos com uma maior flexibilidade operacional, já que os respectivos equipamentos encontram-se em área contígua ao parreiral, sob os cuidados técnicos do enólogo Mario Lucas dos Santos Ieggli e do agrônomo Frederico Alcântara Novelli Dias.
Atualmente a Vinícola Inconfidência conta com aproximadamente 22 mil parreiras plantadas, das quais cerca de 14 mil já são produtivas, 6 mil deverão entrar em período produtivo a partir de 2021 e as demais são ainda muito jovens.