Como parte das comemorações dos 200 anos da Esquadra brasileira, cuja criação ocorreu concomitantemente com a independência do país, o Pier Mauá recebe navios da Marinha que poderão ser visitados gratuitamente.
O público terá acesso ao Capitânia da Esquadra, o Navio Aeródromo Multipropósito – NAM “Atlântico” e ao Navio Veleiro “Cisne Branco”, no dia 04/09, e às Fragata Rademaker e Corveta Júlio de Noronha, assim como ao navio Navio Escola “Sagres”, da Marinha Portuguesa, no dia 8 setembro.
Além dos navios, o evento conta com estandes das Organizações Militares subordinadas ao Comando em Chefe da Esquadra, tais quais: Comando da Força Aeronaval, Comando da Primeira Divisão da Esquadra, Comando da Segunda Divisão da Esquadra, Comando da Força de Superfície, Comando da Força de Submarinos, Base Naval do Rio de Janeiro, Centro de Intendência da Marinha em Niterói, Centro de Apoio a Sistemas Operativos, Centro de Manutenção de Embarcações Miúdas e Unidade Médica da Esquadra.
O Cisne Branco exerce funções diplomáticas e de relações públicas. A sua missão é representar o Brasil em eventos náuticos nacionais e internacionais, divulgar a mentalidade marítima e preservar as tradições navais.
Fonte: Píer Mauá