A Avenida Mem de Sá foi inaugurada em 1906 dentro das grandes reformas urbanas promovidas durante a gestão do então prefeito Pereira Passos (1902-1906). Com 17 metros de largura e 1.550 metros de comprimento, foi construída onde ficava originalmente parte do Morro do Senado.
Desde os tempos coloniais, a Estrada de Mata-Cavalos (atual Rua do Riachuelo) era a principal via de ligação do Centro com os caminhos que levavam para o Engenho Velho (Tijuca) e as diversos cercanias ao Norte.
Para construir a nova avenida ligando a Lapa à Tijuca, Pereira Passos usou os métodos do bota-abaixo, com intimações que davam pouquíssimos dias para as famílias abandonarem seus lares.
Casas, casebres e cortiços foram demolidos em poucas semanas, junto com o arrasamento do Morro do Senado cujos detritos serviram para aterrar áreas alagadiças na Lapa, além da região portuária, que, na época, era entrecortada por várias pequenas enseadas.
A abertura da nova avenida valorizou os terrenos em volta e permitiu a expansão da cidade, num trecho então dominado por casarões e casebres coloniais. A população mais carente acabou sucumbindo sendo obrigada a se mudar para outros bairros.
Fonte: Multirio