A sétima cidade mais antiga do Brasil e a quarta mais antiga do estado do Rio de Janeiro, Cabo Frio tem uma história riquíssima, bem como monumentos e pontos históricos, além de eficiente complexo turístico e gastronômico.
O Boulevard Canal oferece diversidade gastronômica com pontos históricos e muitas opções de compras em seu entorno. Tudo isto com uma vista belíssima!
Em Cabo Frio também não falta animação! A Rua Porto Alegre reúne gastronomia e diversão e a alegria dá o tom para moradores e turistas.
O Bairro Passagem reúne história, gastronomia e é um ponto de encontro com um cenário cinematográfico.
A Rua dos Biquínis, maior polo de moda praia e fitness do Brasil, possui mais de cem lojas disponíveis para você!
Um shopping a céu aberto!
A Praia do Peró dispõe de uma excelente estrutura, além de ter conquistado, pela qualidade da água e da areia, a certificação internacional Bandeira Azul.
As Praias do Foguete e das Dunas são ideais para passar um dia relaxando ou praticando diversas modalidades esportivas e, muitas vezes, contemplando o lindíssimo espetáculo natural que é o encontro do mar com a lagoa.
A Ilha do Japonês é um verdadeiro paraíso, de fácil acesso por barcos de travessia disponíveis no bairro Passagem, e possui águas tranquilas, límpidas e uma vegetação exuberante. É simplesmente imperdível!
No Distrito de Tamoios a dica é passar o dia contemplando a natureza e admirando o encontro do rio São João com o mar!
O que fazer
Praia do Forte: Localizada na região central da cidade, esta praia paradisíaca é banhada por um mar azul esverdeado e possui areias finas e brancas.
Praia das Dunas
Praia do Foguete: O encontro do mar com a laguna faz desta praia mais reservada um lugar ideal para passar o dia relaxando e contemplando a natureza ou praticando diversas modalidades esportivas.
Praia do Peró: Uma praia de águas e areias límpidas. Você não vai mais querer sair deste lugar!A certificação Bandeira Azul é um orgulho e a garantia de águas limpas e sustentabilidade, valorizando ainda mais as belezas desse paraíso.
Meio do Peró
Praia Pontal do Peró: Localizada no lado esquerdo da Praia do Peró, é ideal para práticas esportivas, onde é possível observar espécies como o mico-leão-dourado, o sagui-estrela e muitas aves.
Praia das Conchas: Cercada pelo verde exuberante da vegetação e diversas opções gastronômicas oferecidas pelos quiosques, esta praia é ideal para desfrutar de um dia perfeito à beira de seu mar verde esmeralda.
Praia Brava: Acessada somente por trilha, é a praia ideal para a prática do surf e também é permitido a prática do nudismo. Uma ótima opção para uma programação diferente e com um toque de aventura, além de possuir um visual selvagem!
Ilha do Japonês: Um dia no paraíso!
Praia das Palmeiras: À sombra das palmeiras é possível observar a revoada das aves durante o dourado entardecer.
Praia do Siqueira: A praia que destaca-se pelo estonteante pôr do sol tem também a forte presença da cultura da pesca, com embarcações, pesqueiros e muitos pescadores indo e vindo… belissimo!
Praia de São Bento: As águas tranquilas desta praia convidam para momentos relaxantes, práticas esportivas e para conhecer os sabores da cidade nos diversos bares e restaurantes do entorno.
Tamoios
Ilha dos Papagaios: Além de ser um excelente ponto para mergulho, pescaria ou simplesmente para lazer, na Ilha dos Papagaios, é possível avistar cardumes que passam a todo instante, tartarugas e muitas outras espécies. O trajeto até a ilha, passando pelo bairro da Passagem e pela Praia do Forte, é belíssimo!
Ilha Comprida: Mais um excelente ponto de mergulho, para passar o dia apreciando a beleza natural do local e o contraste do tom azul turquesa do mar com o verde exuberante da vegetação nativa, além da linda vista da Praia do Peró.
Histórico e Religioso:
A religiosidade faz parte da história desde o período colonial, com construções que foram erguidas há séculos para fins religiosos. Algumas destas edificações mantém até hoje suas tradicionais práticas religiosas, enquanto outras receberam novas funções mas guardam as marcas do tempo em suas paredes, pisos e colunas.
Cabo Frio recebe em todas as épocas do ano estudantes, estudiosos e religiosos que querem conhecer um pouco mais de sua rica história e religiosidade, além de participar de tradicionais eventos como autos, procissões e festas onde a fé e a devoção são presenças marcantes e caminham lado a lado com séculos da existência humana.
Mirante do Arpoador: O lugar que abrigou o primeiro forte da cidade oferece uma vista incrível para a Ilha do Japonês, Boca da Barra e Forte São Matheus, além de uma belíssima visão do pôr do sol.
Forte São Matheus: O monumento histórico mais antigo da região oferece uma verdadeira aula de História com vista para uma das mais belas praias do Brasil.
Charitas: Casa de Cultura José de Dome. Aqui tem sempre uma excelente programação cultural!
Largo São Benedito: O Largo São Benedito representa o início da cidade, aqui surgiram as primeiras habitações de Cabo Frio. Além da importância histórica, é muito badalado à noite e ideal para experimentar os sabores da cidade!
Igreja de São Benedito: Datada de 1761, faz parte da nossa história e está localizada no bucólico Largo São Benedito.
Igreja Nossa Senhora da Assunção: Construída no coração da cidade desde o século XVII, possui belíssimas obras de arte além de ser parte importante da história do município.
Morro da Guia: O ponto mais alto de Cabo Frio é possível avistar o mar, ter uma vista em 360° do centro da cidade e arredores e, também, assistir a um fantástico e inesquecível pôr do sol. Neste local encontra-se a Capela de Nossa Senhora da Guia.
Fonte do Itajuru: Um Parque super agradável para um delicioso passeio e curtir um piquenique sob sua vegetação diversificada, relaxando em meio à natureza. A Fonte do Itajuru teve grande importância para a colonização do município e sua construção foi erguida por ordem de D. Pedro II em visita à cidade.
Ponte Feliciano Sodré: Faz parte da paisagem urbana da cidade desde 1926, sendo considerada um grande feito da engenharia da época e promovendo a ligação do centro da cidade com alguns bairros. Daqui é possível ter uma vista magnífica do Canal Itajuru.
Anjo Caído: Situado nas águas do Canal do Itajurú, a estátua do Anjo Caído foi erguida em 1907 para assinalar a abertura do canal artificial de Leger Palmer, representando a Deusa da Vitória alada. Com o passar do tempo a força das correntezas das águas inclinou a coluna de modo acentuado, motivando o nome popular de ‘Anjo Caído’.
Museus e espaços culturais: Cabo Frio é uma das cidades mais importantes para a história do Brasil e, por isso, possui museus onde é possível compreender um pouco mais de nosso passado e também uma cultura riquíssima que pode ser conhecida através de seus centros culturais existentes na cidade. Não deixe de visitar esses espaços.
Museu de arte religiosa e tradicional: Mais de 300 anos de nossa História além de um belíssimo acervo e uma programação cultural excelente aguardam você aqui.
Espaço cultural do surf: Contando com um acervo com mais de 1500 itens como pranchas de surfe nacionais e importadas, o Espaço Cultural do Surfe fica bem pertinho da Praia do Forte. Vale a pena conferir!
Casa Scliar: O local foi residência do renomado artista Carlos Scliar e apresenta um vasto acervo da sua obra, além de sala de cinema e oferta de atividades artísticas. Está localizada no charmoso Boulevard Canal.
Turismo Náutico: Cabo Frio é um dos principais destinos de turismo náutico do Brasil, dispondo das condições climáticas e naturais ideais para passeios em embarcações, pesca submarina, pontos deslumbrantes de mergulho, entre tantos outros.
Passeios de barco: Cabo Frio tem um terminal onde são oferecidos belos passeios de barco para contemplar as belezas da cidade de outros ângulos e também é possível alugar embarcações para grupos privados. É simplesmente imperdível!
Ecoturismo e turismo esportivo: Sandboard, caminhadas, trilhas, observações da fauna e da flora, campeonatos nacionais e internacionais, temos tudo!
Surfe: A cidade oferece várias praias com condições para o surfe!
Canoa Havaiana – Va’a: Cabo Frio é uma das três cidades do Brasil pioneiras na prática desse esporte polinésio e hoje tem vários polos e escolinhas de treinamento. Aloha!
Pesca esportiva
Dunas: Cenário perfeito.
Dormitório das Garças: O lugar ideal para observar as muitas espécies de garças e outras aves em seu habitat natural. Rende fotografias deslumbrantes!
Morro do Vigia: A estrutura rochosa que divide as Praias do Peró e das Conchas reserva surpresas magníficas e tem acesso por uma leve trilha. Este passeio é imperdível!
Berço da ressurgência: A ressurgência é um raro fenômeno natural que ocorre em poucos lugares do mundo e Cabo Frio é um deles, o que faz da cidade um local único e especial.
Canto do Forte: Um cantinho muito especial na Praia do Forte, onde a cultura da pesca está presente há séculos e é possível observar as aves e os pescadores exercendo sua atividade ao som do balanço do mar.
Sambaquis: A presença humana em Cabo Frio possui registros de mais de cinco mil anos de existência e, por isso, a região possui muitos sambaquis e é possível conhecer alguns.
Farol da Laginha: Acessível por trilha, o Farol da Laginha, localizado na Boca da Barra, construído em 1913, dá um charme especial ao ambiente natural. Oferece uma vista sensacional.
Fazenda Campos Novos: O conjunto arquitetônico do final do século XVII é composto pela casa grande, a igreja de Santo Inácio e o cemitério, nos moldes da arquitetura jesuítica dos primeiros séculos da colonização.
Rio São João: Localizado no distrito de Tamoios, permite ver o encontro do rio com o mar. Desfrutar deste espetáculo da natureza com um lindo pôr do sol é inesquecível!
Rua dos Biquínis: O maior polo de moda praia do Brasil está aqui. Centenas de lojas voltadas para este segmento com variedade de produtos! Cabo Frio também dispõe de shopping center, galerias comerciais, lojas espalhadas por toda cidade, feiras semanais de artesanato e muitos outros produtos.
Casamento na praia: Que tal celebrar este momento em um lugar paradisíaco, banhado pelo azul cristalino do Atlântico e beijado pelo sol? Cabo Frio oferece um cenário mágico para a realização deste sonho!
Onde comer
Cabo Frio conta com uma variada rede gastronômica onde é possível apreciar o melhor da culinária local e internacional. Conheça todos os nossos sabores!
Visite os polos gastronômicos da Passagem, da Rua Porto Alegre, da Praia do Forte e do Boulevard Canal. Um novo sabor a cada dia!
Fonte: TurismoRJ