TURISMO >> Roteiros

  • Cabo Frio, um roteiro de três dias muito além das praias

    Da Redação em 20 de Dezembro de 2023    Informar erro
    Cabo Frio, um roteiro de três dias muito além das praias

    Cabo Frio é bem mais que um balneário com praias bonitas.

    Local: Cabo Frio
    LINK: Clique aqui e visite o site
    Localizada na Região do Lagos, litoral fluminense, Cabo Frio é uma das cidades mais procuradas da Costa do Sol, principalmente por suas belezas naturais e o clima tropical.
     
    Mas, Cabo Frio é bem mais que um balneário com praias bonitas. É uma cidade histórica, com comércio forte, rede de hospedagem que vai do mais simples ao mais sofisticado, ótimos restaurantes e até um aeroporto internacional. 
     
    A convite do Cabo Frio Convention Bureau (no link acima), nós, da Agenda Bafafá Rio, passamos três dias na cidade seguindo um roteiro turístico, cultural e esportivo que nem todos os frequentadores da cidade conhecem. Aqui, damos algumas dicas para curtir Cabo Frio em poucos dias e aproveitar ao máximo o que a cidade oferece.
     
    A presidente do Cabo Frio Convention Bureau, Maria Inês Oliveros, garante que a melhor época para visitar a cidade é fora da alta temporada. "Estimulamos visitar a cidade no que chamamos de “Melhor Temporada”, que é o período entre março e novembro, do outono à primavera".
     
    Segundo a Secretária de Turismo, Paula Pinheiro, a cidade tem um calendário extenso, com destaque para o Réveillon, o Carnaval, o Festival do Camarão e Festa da MPB. “Cabo Frio tem fácil acessibilidade e, além das belezas naturais, surpreende pelo turismo histórico”, garante Paula.
     
    Hospedagem e pontos turísticos
     
    Nossa hospedagem foi no Paradiso del Sol, um hotel quatro estrelas que fica na Passagem, bairro histórico e super charmoso de Cabo Frio. O hotel oferece ótimo serviço e se destaca pelo atendimento acolhedor. As suítes têm todo conforto com bom ar-condicionado, TV, wi-fi, frigobar e uma vista linda para o Canal do Itajuru.
     
    A diária inclui café-da-manhã variado e o espaço tem área kids, sauna, piscina com bar de frente para o canal, estacionamento com ponto de abastecimento para carros elétricos e outros serviços com ótima organização. Nossa estadia foi nota 10!
     
    O Bairro da Passagem tem um polo gastronômico sofisticado e fica pertinho da badalada Praia do Forte e do o Forte São Mateus, monumento super importante na história da cidade e do país que todos deve conhecer.
     
    Outro ponto turístico próximo é a Ilha do Japonês, um paraíso ecológico dentro do Parque Estadual da Costa do Sol com águas calmas e cristalinas. Um ótimo lugar para relaxar ou praticar esportes como SUP, caiaque, mergulho com snorkel para apreciar a vida marinha. Durante a semana é um paraíso e tem transporte o tempo todo.
     
    Não vamos falar de todas as praias, monumentos ou da Rua dos Biquinis porque o roteiro já está extenso. Muita coisa vai ficar para outra vez.
     
    O turismo tem crescido e quem comemora os números é a Prefeitura de Cabo Frio. A expectativa é fechar 2023 com cerca de 1,8 milhão de turistas, 15% a mais que 2022.
     
    Hotel Paradiso Del Sol
    Prof. Domingos Ribeiro, 103 – Passagem, Cabo Frio – RJ
    Tel.: (22) 2647-9600 – Reservas: (22) 3199-0660 / (22) 99611-0285
     
    Cultura
     
    Espaço Cultural do Surfe
     
    Um lugar imperdível é o Espaço Cultural do Surfe, também conhecido como Museu do Surf. Com entrada gratuita, o espaço tem um dos acervos mais ricos do mundo. São pranchas de diferentes tempos e quilhas, fotos, troféus e muito mais. O conjunto de mais de mil peças foi adquirido por Telmo Moraes (1952 – 2018), um apaixonado pelo esporte que dedicou anos para realizar esse sonho.
     
    Os skates, que chegaram ao Rio através de surfistas vindos da Califórnia (EUA) no final da década de 60 e hoje é esporte olímpico, estão no espaço com peças lindas e até o sandboard está devidamente representado com as pranchas de areia e muita história.
     
    O Espaço Cultural do Surfe é dirigido por Alessandra Moraes, viúva do Telmo, que recebe a todos com muita atenção e trabalha pela valorização, educação e memória do esporte.! Quem fez a visita guiada conosco e enriqueceu nossa visita foi o atleta e professor de sandboard Rafael Marendino. É um passeio que agrada tanto os adultos quanto as crianças!
     
    >> Praça da Cidadania - R. Aníbal Amador do Vale - Centro, Cabo Frio - RJ
    Funcionamento: Seg,Ter,Qua, das 09 às 17h / Qui e Sex, das 09h às 20h / Sab e Dom das 17h às 20h
     
     
    Casa Museu Carlos Scliar
     
    Visitar a Casa Museu Carlos Scliar, a casa-ateliê de um dos intelectuais e artistas mais expressivos dos últimos tempos foi uma experiência surpreendente e encantadora. Nossa visita guiada com a coordenadora da Casa, Cristina Ventura, que também é a arquiteta responsável pela restauração da estátua do Cristo Redentor, um luxo!
     
    Conhecemos parte do acervo e ouvimos histórias apaixonantes nesse centro cultural que mantém o legado de seu idealizador com exposições, cinema, oficinas, projetos educativos e muita arte.
     
    A casa, que é do século XVIII, foi adquirida em ruínas por Carlos Scliar (1920 – 2001) que a reformou para ser seu ateliê e sua morada na cidade. Ali viveu, trabalhou e recebeu amigos como Clarice Lispector, Ferreira Goulart e Ana Maria Machado.
     
    Em nossa visita, tivemos a sorte de encontrar cerâmicas lindíssimas que foram produzidas na primeira edição do projeto Somos Divas na Luz do Candeeiro com ceramistas do Quilombo de Baía Formosa. Melhor ainda foi poder comprar uma das peças, verdadeiras obras de arte ;)
     
    Para quem gosta de cultura, arte e história, essa casa é um ponto obrigatório em Cabo Frio.
     
    >>Rua Marechal Floriano, 253 – Orla Scliar – Cabo Frio – RJ
    Tel.: (22) 2040-9408
    Funcionamento: Terça a Sexta – 14h às 18h
     
    Casa do Artesanato
     
    Bem pertinho da Casa Museu Carlos Scliar, encontramos a Casa do Artesanato, outra joia da cidade que vale a pena visitar. Emoldurada pelo Canal do Itajuru e por um lindo pôr-do-sol conhecemos esse espaço dedicado ao trabalho artesanal local, com o diferencial de ter uma curadoria de muito bom gosto e cuidado.
     
    O espaço tem um trabalho de valorização das mulheres rendeiras de Cabo Frio e do “artesanato-raiz” da região. Ótimo para comprar peças exclusivas, feitas com carinho e criatividade.
     
    >> (Antigo Terminal de Barcos) Avenida dos Pescadores, s/n – Orla Canal do Itajuru, Cabo Frio – RJ
    Tel.: (22) 99968-0627
    Funcionamento: Quarta a domingo das 10h às 18h
     
    Ecoturismo
     
    Para quem não tem problemas de mobilidade, recomendamos muito fazer a trilha do Morro do Vigia, uma área de preservação de onde se tem uma vista maravilhosa da Praia do Peró e da Praia das Conchas.
     
    Com acesso gratuito e nível de dificuldade moderado, a trilha pode ser feita por qualquer pessoa, apenas seguindo a sinalização e as recomendações. Mas, como o caminho tem trechos com desníveis em pedra e áreas de penhasco, é aconselhável ir com um guia turístico e aproveitar melhor o passeio.
     
    Quem nos acompanhou nessa trilha foi o atleta de sandboard e instrutor de educação física e condutor ambiental, Rafael Marendino que, além de ótima companhia, enriqueceu nosso conhecimento sobre o lugar.
     
    Depois de curtir o Mirantes das Conchas, Mirante do Peró, Buraco do Sargo, o Pesqueirinho e toda a natureza local, chegamos à Gruta do Vigia, um lugar mágico com formações rochosas belíssimas. A volta para praia é feita pelas pedras, mas não é difícil, requer apenas atenção no caminho e na maré.
     
    Fazer aula de sandboard, o surfe na areia, na Duna Mãe com o Rafael ficou para a próxima viagem. No dia agendado, o tempo não estava bom e adiamos essa aventura, mas está anotadíssima para quando voltarmos à cidade.
     
    >> Rafael Marendino - aulas de sandboard e caminhadas
    Tel.: (22) 98816-7324
     
    Gastronomia
     
    No bairro Passagem, onde Cabo Frio começou a ser povoado no século XVII, encontramos um Polo Gastronômico com ótimas opções. No entorno da praça que tem uma igreja de 1761, a São Benedito, com ruas de pedras e casas antigas, encontramos restaurantes, bares e cafés com ótimos serviços e gastronomia refinada.
     
    Restaurante Arcos do Canal
     
    Com uma vista linda para o canal, esse restaurante de cozinha mediterrânea tem um ambiente super aconchegante, comida deliciosa e atendimento impecável. Desde a entrada até a sobremesa, a gastronomia surpreende. No segundo andar, tem um aquário lindíssimo, que pega toda a extensão da varanda, um charme!
    >> Rua Constantino Menelau, 76 – Orla da Passagem, Cabo Frio – RJ
    Tel.: (22) 98806-4201
    Funcionamento: todos os dias, das 12h à 00h
     
    Casa Kanaloa, Cozinha Tailandesa | Altto Sushi | Finestra Pizza e Pasta
     
    Essas três casas compõe um espaço gastronômico maravilhoso na Rua do Canal. Em ambientes distintos, combina sofisticação, atendimento maravilhoso e, nos três restaurantes, a comida é excepcional. A música ambiente é suave e elegante. Destaque para a área externa que tem um ambiente lindo e super romântico!
    >> Rua Constantino Menelau, 240 – Orla da Passagem, Cabo Frio - RJ
    Telefone: (22) 3031-1146
     
     - Casa Kanaloa: Seg a Sáb das 18h à 00h / Dom das 12h à 00h
     
    - Altto Sushi: Todos os dias, das 18h à 00h
     
    - Finestra: Seg a Sáb das 18h à 00h / Dom das 12h à 00h
     
    Escritório – Restaurante e Pizzaria
     
    No Largo de São Benedito, uma badalada praça na Passagem, o Escritório do Chefe aposta no bom gosto e na simplicidade. O atendimento é gentil e a gastronomia super cuidadosa, incluindo opções vegetarianas, sem lactose e sem glúten. A apresentação dos pratos e dos drinks chamam a atenção pelo capricho e originalidade. A pizza, de fermentação natural, é deliciosa e muito bem servida, uma ótima opção para o fim do dia. Tem música ao vivo e mesas ao ar livre. Pet friendly.
    >> Largo de São Benedito - Tv. Primeiro de Maio, 13 - Passagem, Cabo Frio - RJ
    Tel.: (22) 2646-7466
    Funcionamento: Seg a sex das 17h à 00h30 / Sáb e Dom das 12h à 00h30
     
    Restaurante do Hotel Paradiso Peró
     
    Com uma vista da praia cinematográfica, ambiente climatizado e atendimento nota dez, almoçar no restaurante do Paradiso Peró é uma experiência incrível que vai além da gastronomia. Os pratos são saborosos e muito bem servidos, uma ótima pedida para quem vai fazer a Trilha do Vigia. O hotel faz parte do mesmo grupo do Paradiso del Sol e segue o mesmo padrão de qualidade.
    >> Av. Drasio Solon Ribeiro – em frente à Praia do Peró, Cabo Frio – RJ
    Tel.: (22) 2020-0230
     
    Dom Gastronomia
    O Dom é daqueles restaurantes de administração familiar que já te conquista pelo atendimento. Mas, quando chega a comida, aí é que você se apaixona de vez. É comfort food da melhor qualidade. Tempero na medida certa, apresentação caprichada e variedade de pratos para deixar todo mundo feliz. O espaço é amplo e tem área de varanda. A sobremesa imbatível é a cocada cremosa de coco com sorvete de tapioca da casa. Guardem um espacinho para ela ;)
    >> Rua Jucelino Kubitschek, 388 - Braga, Cabo Frio – RJ
    Tel.: (22) 98163-1777
    Funcionamento: Dom a ter das 11h30 às 18h / Qua a Sáb das 11h30 às 23h30
     
    Dicas para a boa convivência ;)
     
    - Respeitem o espaço e a cultura local;
    - Nas praias e parques deixem somente suas pegadas. Leve seu lixo!
    - Som alto incomoda pessoas e a natureza, seja educado ;)
    - No site https://turismo.cabofrio.rj.gov.br/ você encontra mais informações e até uma lista de prestadores de serviços em turismo cadastrados.
     
     
     


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Teresópolis, a capital nacional do Lúpulo, tem projeto inovador de plantio
      Saiba Mais
      Arraial do Sana, lugar místico com muitas cachoeiras e música o ano inteiro
      Saiba Mais
      Lagoa de Juturnaíba, santuário ecológico com águas limpas entre Silva Jardim e Araruama
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO