A 78 km do Rio, Guapimirim tem 75% de seu território em área de preservação ambiental. Possui também a maior rede de trilhas do Brasil, com mais de 130 km em vários níveis de dificuldade.
O nome do município vem do tupi “Aguapehy-Mirim” e se deve ao rio homônimo, cujo significado é “rio pequeno”. O rio era usado como rota para os viajantes que transitavam entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais com ouro e pedras preciosas.
Entre os principais pontos turísticos da Cidade estão o Pico do Dedo de Deus, um dos símbolos da região com 1.692m de altitude e um dos mais cobiçados para escalada do Estado e o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, composto por uma área de 20 mil hectares, que abrange, além de Guapimirim, os municípios de Teresópolis, Petrópolis e Magé.
Além da natureza exuberante da Mata Atlântica, conta com o rio Soberbo, com suas inúmeras cachoeiras. O parque tem muitas opções de passeios em trilhas e ruínas e construções históricas.
Destaque também para a Área de Proteção Ambiental de Guapi-Mirim com uma área de pantanal em plena Baía de Guanabara. O único trecho não poluído abriga 242 espécies de aves, 167 espécies de peixes (sendo 81 marinhos e 86 fluviais), 34 espécies de répteis e 32 espécies de mamíferos, que habitam o mangue, as florestas alagadas, os rios e o mar fundo da Baía de Guanabara.
Um boa opção para passeios é a
GuapimirimTur, primeira agência de turismo local. Desde 2015, dedica-se ao desenvolvimento sustentável de Guapi ofertando dezenas de experiências entre a Serra dos Órgãos e a Baía de Guanabara – como trilhas, vivências rurais, passeios de barco, travessias, rapel, escalada, cavalgada e muito mais!
Fonte: Turismo RJ