Quem passa atualmente pela Avenida Brasil nem imagina que toda aquela imensidão de concreto, asfalto, engarrafamentos já teve belas praias, manguezais e até um porto, o de Maria Angu, que se vê nesta foto dos anos 30.
A Praia de Maria Angu ficava na região de Penha, Olaria, Ramos. O porto ficava na altura da Penha, segundo alguns, ou de Olaria, dizem outros. Era usado para escoar, para o Centro do Rio, a produção agrícola de vários bairros do subúrbio carioca e até de Campo Grande, na Zona Oeste. Na época, o subúrbio e a Zona Oeste do Rio tinham muitas áreas rurais.
Os romeiros que se dirigiam à Festa da Penha também usavam o porto de Maria Angu, quando essa festa era um acontecimento grandioso da cidade.
Todo esse litoral foi aterrado para a abertura da Avenida Brasil. Depois, vieram outros aterros e construções, que ocultaram definitivamente aquela parte do litoral da Baía de Guanabara, hoje muito poluída, como sabemos.
A Penha tinha também a Praia da Moreninha, na altura do atual Mercado São Sebastião. Ainda existe um pequeno pedaço dessa praia atrás do Mercado, empurrada pelos sucessivos aterros, que deram origem à atual Praia de Ramos.
A foto e algumas informações são do site "Cascadura, caminhos do subúrbio". Outras são do site "Um coração suburbano".