TURISMO >> Roteiros

  • Lagoa de Juturnaíba, santuário ecológico com águas limpas entre Silva Jardim e Araruama

    Da Redação em 02 de Agosto de 2023    Informar erro
    Lagoa de Juturnaíba, santuário ecológico com águas limpas entre Silva Jardim e Araruama
    Local: Lagoa de Juturnaíba
    LINK: Clique aqui e visite o site
    A Lagoa de Juturnaíba está localizada entre os municípios de Silva Jardim e Araruama, sendo que 70% dela pertence a Silva Jardim. A Lagoa, de água doce e limpa, tem pequenas ilhas rodeadas por mata virgem e vegetação rasteira.
     
    Fica a 147 km do Rio sendo considerada um santuário ecológico por estar próxima à Reserva Biológica Poço das Antas.

    O local é um viveiro natural para uma grande variedade de peixes como tucunarés, bagres, piaus e traíras. Além da pesca, os visitantes procuram a Juturnaíba para praticar iatismo, remo e natação.

    Há barcos para alugar para quem quiser passear ou escolher um bom local para a pescaria. A lagoa possui 18 quilômetros de extensão navegável. Ao redor, bares e restaurantes acolhem os visitantes, que passam um ótimo dia, relaxando e aproveitando a natureza à sua volta.
     
    Na década de 1980, a lagoa foi ampliada com a construção de uma barragem no rio São João. E hoje a Lagoa de Juturnaíba constitui-se em um importante reservatório que abastece os municípios da Região dos Lagos.
     
    O nome é originário da palavra indígena “Nhetoronoa-aba” ou “Nhetoranga-aíba”, que significa “lago medonho” ou “mal-assombrado” e foi dado devido à presença de urutaus (Nyctibius griseus) nas matas, aves noturnas de grande porte cujo canto melancólico provavelmente era temido pelos índios Tamoios.
     
    Fonte: Turismorj
    Foto: rillfotos


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Trilha dos Cardeiros, um paraíso escondido na Região dos Lagos
      Saiba Mais
      Rio São João, um lugar para sonhar em Casimiro de Abreu
      Saiba Mais
      Nova Friburgo é o maior produtor de morango do estado do Rio
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Comentário do post Michael Koozo Ninomiya:
        Moro em Silva Jardim. Jaturnaíba é exatamente o que sugere a matéria: um santuário ecológico lindíssimo e rico de fauna sub-aquática, o que a torna ideal para a prática da pesca esportiva. Não tem porém estrutura recebimento de visitantes. São poucos os hotéis, restaurantes e lojas de conveniência, mesmo considerando deslocar-se ao centro de Silva Jardim, a 15km.


DIVULGAÇÃO