A Lagoa de Juturnaíba está localizada entre os municípios de Silva Jardim e Araruama, sendo que 70% dela pertence a Silva Jardim. A Lagoa, de água doce e limpa, tem pequenas ilhas rodeadas por mata virgem e vegetação rasteira.
Fica a 147 km do Rio sendo considerada um santuário ecológico por estar próxima à Reserva Biológica Poço das Antas.
O local é um viveiro natural para uma grande variedade de peixes como tucunarés, bagres, piaus e traíras. Além da pesca, os visitantes procuram a Juturnaíba para praticar iatismo, remo e natação.
Há barcos para alugar para quem quiser passear ou escolher um bom local para a pescaria. A lagoa possui 18 quilômetros de extensão navegável. Ao redor, bares e restaurantes acolhem os visitantes, que passam um ótimo dia, relaxando e aproveitando a natureza à sua volta.
Na década de 1980, a lagoa foi ampliada com a construção de uma barragem no rio São João. E hoje a Lagoa de Juturnaíba constitui-se em um importante reservatório que abastece os municípios da Região dos Lagos.
O nome é originário da palavra indígena “Nhetoronoa-aba” ou “Nhetoranga-aíba”, que significa “lago medonho” ou “mal-assombrado” e foi dado devido à presença de urutaus (Nyctibius griseus) nas matas, aves noturnas de grande porte cujo canto melancólico provavelmente era temido pelos índios Tamoios.
Fonte: Turismorj
Foto: rillfotos