O município de Miracema comemora neste dia 03 de maio 85 anos de sua fundação. Localizado a 271 km do Rio, o conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico da cidade é uma importante referência para a ocupação do noroeste fluminense. Sua colonização se iniciou em 1846, ao redor de uma capela dedicada à Santo Antônio, na praça chamada hoje de Dona Ermelinda.
O município tem mais de 160 imóveis tombados pelo @patrimonioinepac, além de ruas, praças e avenidas, e ainda o Hospital de Miracema, duas chaminés de fábricas desativadas e três capelas.
A colonização do território do Município de Miracema é atribuída aos esforços de Dona Ermelinda Rodrigues Pereira, que, na primeira metade do século XIX, no local onde atualmente existe a praça que tem seu nome, construiu uma capela dedicada ao culto de Santo Antônio. Doou, também, alqueires de terras para a construção da futura freguesia de Santo Antônio, mais tarde, Santo Antônio dos Brotos.
Em 1883, atendendo à solicitação da comunidade através da Câmara de Pádua, o governo provincial resolveu mudar a denominação de Santo Antônio dos Brotos para o de MIRACEMA, que, no idioma tupi guarani significa ybira – pau, madeira e cema – brotar.
Inicalmente distrito de Santo Antônio de Pádua virou município em 1936. Com o declínio do cultivo do café, o município encontrou sua vocação econômica com a cultura do arroz irrigado, juntamente com a pecuária leiteira.
A região ainda preserva áreas de mata Atlântica onde é possível encontrar grande biodiversidade, cachoeiras e rios.
Atrativos Miracema
- Cachoeira da Cara: em cujo acesso há pequenas cascatas formadas pelos desníveis do terreno até chegar à queda d'água de 20 metros de altura, formando uma piscina de 10m de comprimento e 5m de largura. Segue-se uma corredeira com nova queda de 3m.
- Cachoeira do Moura: formada por um desnível de aproximadamente 35m, nesse trecho existe uma ilha fluvial e barragem, o que faz com que o curso do rio se divida, formando duas piscinas em cada lado da ilha.
- Cachoeira do Paraíso do Tobias: localizada no Ribeirão do Bonito, tem um queda de 2,5 m e forma um lago de 25 m de diâmetro.
- Pontão do Sinal: com 930 m de altitude, o pico é um dos pontos mais altos do Município. O caminho que leva ao pico possui 14km, em trilha de mata fechada. De seu cume avista-se a localidade de Areias, a cidade de Miracema, Monte Alegre em Santo Antônio de Pádua e São José de Ubá.
- Centro Histórico da Cidade: possuindo importantes exemplares de arquitetura eclética construídos por mestres artesãos italianos durante as duas primeiras décadas do século XX.
- Centro Cultural Melchíades Cardoso: instituição municipal, voltada para a preservação da memória e para promoção cultural. Possui importante acervo documental, museológico e bibliográfico, mantendo uma exposição permanente sobre a Fiação e Tecelagem São Martino.
- Parque Ecológico: ideal para caminhadas, pedaladas, prática de skate e piqueniques em meio à natureza.
Fontes: Prefeitura de Miracema / Blog de Miracema RJ