O Museu Histórico Nacional (MHN) realiza no próximo sábado, 17 de maio, uma edição especial do roteiro a pé Bonde da História, como parte da programação da 23ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
Com o tema “O território do MHN no contexto de rápidas transformações na cidade”, a atividade propõe uma reflexão sobre as mudanças urbanas no entorno do museu, localizado na região central do Rio de Janeiro, e como essas transformações se relacionam com a história e a memória da cidade.
A caminhada terá início às 10h, com saída dos jardins do MHN, e será conduzida pelo historiador e educador Edmilson Santos, que guiará o público por um trajeto a pé pelas imediações do museu, promovendo uma conversa acessível e enriquecedora sobre o espaço urbano, seus usos e significados ao longo do tempo.
A participação é gratuita e não é necessária inscrição prévia. A proposta é estimular a ocupação crítica e afetiva dos espaços públicos e aproximar o público da história viva da cidade.