Nova Friburgo é a maior produtor de morango do estado do Rio de Janeiro, chegando a 700 toneladas por ano. O cultivo começou na década de 60 e hoje tem mais de 40 produtores. Inicialmente, o plantio era feito no solo e ganhou fôlego quando se adotou o modelo suspenso.
A tecnologia permitiu o aumento da produção e da qualidade do morango. A fruta também gera produtos agregados como geleias, tortas, bombons e doces variados.
A região possui um clima propício para o plantio com temperaturas amenas e uma boa altitude, o que é benéfico para o desenvolvimento das plantas.
A produção de morango em Nova Friburgo costuma ser realizada tanto por pequenos agricultores familiares quanto por empresas maiores.
A fruta é cultivada em estufas com o plantio suspenso para protegê-lo das variações climáticas e pragas, permitindo assim uma produção mais controlada e de qualidade.
A produção de morango na região não apenas abastece o mercado local, mas também fornece morangos para outros estados brasileiros e até mesmo para exportação, dependendo das condições do mercado e da demanda.
Não é a toa que Friburgo abriga anualmente a Festa do Morango com Chocolate que acontece em outubro.
Imperdível é conferir um dos vários roteiros de visitas a sítios que produzem o morango na companhia de um guia explicando todo o processo e podendo comprar o morango e seus derivados direto do produtor
Fonte: Prefeitura de Friburgo