TURISMO >> Roteiros

  • Parque Estadual da Pedra Selada, um mar de montanhas no sul fluminense

    Da Redação em 10 de Agosto de 2021    Informar erro
    Parque Estadual da Pedra Selada, um mar de montanhas no sul fluminense

    A sede do Parque Estadual da Pedra Selada fica na Vila de Mauá, em Visconde de Mauá. O Pico da Pedra Selada é a formação rochosa em forma de sela de cavalo que dá nome ao principal atrativo do parque.
     
    Com 1.755 metros de altitude e 360 graus de visibilidade, oferece ao visitante um “mar de montanhas” com vista para o Pico das Agulhas Negras, o Vale do Paraíba e a Serra da Bocaina.
     
    A trilha de acesso à Pedra Selada tem grau de dificuldade pesado e requer certo condicionamento físico. São 2,8 km de subida íngreme entre áreas de pasto e floresta, com cachoeiras e belas paisagens até o pico. Existe apenas um ponto de água antes do cume. O tempo estimado total de subida é de 2 horas a 2h30m.
     
    Como chegar: A partir da sede administrativa do parque, é preciso percorrer 12,1 km pela RJ -151 (no sentido Visconde de Mauá-Bagagem), até a entrada do atrativo. Existe uma placa indicativa, um estacionamento, um bar, sanitários e outras estruturas particulares que apoiam a visitação.
     
    Poço do Marimbondo
     
    É o principal atrativo para banho, de águas em verde-esmeralda, convidativas e transparentes. 
      
    Como chegar:
    Fica a 10 km de distância da sede administrativa, localizada na Vila de Mauá. Para chegar ao poço, deve-se entrar pelo Vale do Pavão, seguindo por uma estrada de chão de difícil acesso por 6,5 km até a entrada, com espaço para estacionar veículos. Desse ponto até o local são 280 metros de trilha em descida íngreme, por dentro da floresta de Mata Atlântica, até a beira do rio Marimbondo.
     
    Bosque do Visconde
     
    Bosque do Visconde é um espaço em que é possível conhecer as belezas naturais da região.
    Indicada para a prática de atividades ao ar livre e com grau de dificuldade leve, a Trilha do Bosque é local para observação de aves, borboletas e toda a rica biodiversidade da Mata Atlântica.
    Em apenas 30 minutos, é possível percorrer o trajeto que tem um bosque de araucárias, mirantes em pontos estratégicos, com destaque para a Pedra Selada, e uma vegetação em diferentes estágios regenerativos, permitindo a interação entre moradores, visitantes e a Mata Atlântica. 
     
    Como chegar: Sua localização é atrás da sede do parque.
     
    Vila de Visconde de Mauá
     
    Local em que se estabeleceu o primeiro comércio e o primeiro telefone público na região, a Vila de Visconde de Mauá foi responsável pelo seu desenvolvimento. Além da Igreja São Sebastião, há um posto de informações turísticas, serviços públicos como correios, polícia, escolas, posto de saúde e a sede do parque. O comércio local, as pousadas, restaurantes e lojinhas constituem a estrutura para receber os visitantes.
     
    Cachoeiras do Alcantilado
     
    Um balneário particular com várias quedas-d’água, cada uma com sua particularidade.
    Com trilhas sinalizadas e de fácil acesso, este atrativo em meio à Mata Atlântica preservada é destinado a todas as idades e proporciona uma experiência única na região. Da Vila de Visconde de Mauá, são 8 km de distância.
      
    Como Chegar: 
    De Carro : Da Vila de Visconde de Mauá são 8km de distância. 


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Teresópolis, a capital nacional do Lúpulo, tem projeto inovador de plantio
      Saiba Mais
      Vem Viver Espraiado, circuito de turismo rural, um encanto em Maricá
      Saiba Mais
      Cabo Frio, um roteiro de três dias muito além das praias
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Comentário do post Renato:
        Ahh! Visconde de Mauá, lugar maravilhosos. Gostaria de puder ir mais


DIVULGAÇÃO