TURISMO >> Roteiros

  • Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba: 44km de praias, 18 lagoas e restinga de tirar o fôlego

    Da Redação em 25 de Março de 2022    Informar erro
    Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba: 44km de praias, 18 lagoas e restinga de tirar o fôlego
    Local: Parque Nacional de Jurubatiba
    ENDEREÇO: Avenida MPM (interseção com a Avenida Atlântica) s/nº - Macaé
    O Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba fica situado no litoral norte do estado do Rio de Janeiro, englobando áreas dos municípios de Macaé, Carapebus e Quissamã.
     
    Possui 44 km de praias, sendo que neste trecho existem 18 lagoas costeiras de rara beleza e de grande interesse ecológico. O Parque é um abrigo para diversas espécies de fauna e flora das restingas, que em outros locais do país estão em risco de extinção. Destaque para a restinga de Jurubatiba, um verdadeiro paraíso ecológico.
     
    Já foram inclusive encontradas novas espécies na área da Unidade. Além disto o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba é um importante ponto para aves limícolas migratórias que em suas lagoas encontram alimento para reporem suas reservas energéticas e continuarem sua migração.
     
    A área onde hoje se situa o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba era habitada pelos índios Goytacazes, povo que tinha tradição guerreira. O Parque resguarda também a porção bem conservada do Canal Campos – Macaé, que levou quase 30 anos para ser construído por mão-de-obra escrava, com 104 km de extensão.
     
    Jurubatiba é um dos três parques nacionais brasileiros onde é possível observar a coexistência da preservação do ambiente com o desenvolvimento sustentável de uma população de pescadores tradicionais que já pescavam na área mesmo antes de sua criação.
     
    Através de um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público Federal e o Instituto Chico Mendes, vinte e cinco famílias de pescadores conseguiram autorização para continuar pescando na lagoa de Carapebus, uma das mais ricas em peixes de toda a região.
     
    Pode ser acessado a partir da Cidade do Rio de Janeiro, pela Rodovia BR-101, pela Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) ou pela Via-Lagos. Após a Ponte Rio-Niterói, segue-se pela BR-101até o Trevo de Macaé (Km 165) e, daí, pela RJ-168 até o centro de Macaé, pegando a RJ-106 até Cabiúnas, onde há um acesso não asfaltado até a guarita de acesso. O horário de visitação do Parque é de 7h às 17h.
     
    O QUE FAZER
     
    Caminhada pelas trilhas.
    Passeio de caiaque e prática de esportes náuticos de baixo impacto pelas lagoas do Parque e pelo Canal Campos - Macaé.
    Passeio em veículo tracionado nas trilhas autorizadas, com possibilidade de banho nas lagoas. Esses passeios podem ser realizados em veículo do próprio visitante  ou através de prestadores de serviços já cadastrados junto ao Parque Nacional  e Passeio de barco à motor pelo canal Campos - Macaé (canal histórico construído entre 1844 e 1861), incluindo as lagoas paulista e Carapebus. Esse passeio é realizado por prestadores já cadastrados.
     
    Fonte: ICMBIO

    VÍDEOS

    Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba: 44km de praias, 18 lagoas e restinga de tirar o fôlego


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Arraial do Sana, lugar místico com muitas cachoeiras e música o ano inteiro
      Saiba Mais
      A incrível diversidade das 12 regiões turísticas do Estado do Rio, confira o roteiro
      Saiba Mais
      Cabo Frio, um roteiro de três dias muito além das praias
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO