TURISMO >> Roteiros

  • Pirâmide de São Tomé das Letras (MG) é colocada a venda e revolta moradores

    Da Redação em 06 de Fevereiro de 2021    Informar erro
    Pirâmide de São Tomé das Letras (MG) é colocada a venda e revolta moradores

    Apontada como uma das cidades mais místicas do Brasil, ou cidade dos duendes, São Tomé das Letras está sob uma polêmica pois a sua famosa pirâmide, no parque Antônio Rosa, foi colocada à venda. Principal atrativo turístico do município, o fato causou desagradou moradores e turistas. 
     
    A pirâmide está em uma área particular dentro do parque, que tem 111 hectares e é de propriedade do município. Ela é tombada como Patrimônio Paisagístico da cidade. É uma construção piramidal com várias janelas que proporcionam acesso a diversas constelações.
     
    Mesmo que alguém compre a pirâmide, projetos particulares de exploração terão que ser submetidos ao Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e Artístico de São Tomé das Letras. Atualmente existem duas leis orgânicas no município que preservam os pontos turísticos. Hoje o acesso à pirâmide é irrestrito.
     
    A pirâmide foi anunciada no site e nas redes sociais de uma imobiliária por R$ 1,2 milhão. A prefeitura disse que há algum tempo já tenta negociar o local com o proprietário, mas sem sucesso. Afirmou também que pretende pagar o valor pedido pelo proprietário.
     
    A pirâmide começou a ser construída em 1978 e ficou pronta na década de 1980. Ela pertence a uma pessoa do estado de São Paulo, que agora quer vender o ponto turístico e a área entorno, que tem cinco mil metros quadrados.
     
    Moradores revoltados
    Revoltados, moradores foram até o local na manhã desta quinta-feira (4) e se manifestaram com faixas e cartazes. Eles pedem para que o local seja desapropriado pela prefeitura.
     
    "Em primeiro lugar, a pirâmide é um patrimônio público, digamos assim, embora ela seja de propriedade particular, ela está dentro de uma área tombada, uma área ambiental, então essa é a nossa grande surpresa, de se colocar à venda um ponto turístico da cidade", disse Cheila Seixas, membro da Associação da Sociedade Civil de São Tomé das Letras.
     
    "O que a gente espera é uma desapropriação por parte da prefeitura, que não significa que vai ser tomada do proprietário, mas que vá ser feita uma venda forçosa e que se essa venda representa a retomada, e que se tiver que ter alguma exploração ou algo, que isso seja revertido para a população e que não seja mais uma exploração capitalista, o que a gente espera é isso", completou Cheila.
     
    O que diz a prefeitura
     
    Em 2018, a prefeitura tentou uma negociação para adquirir a pirâmide definitivamente, mas a tratativa fracassou.
     
    Em nova divulgada nas redes sociais nesta quinta-feira (4), o prefeito de São Tomé das Letras, Tomé Reis Alvarenga, disse que a prefeitura tem tentado negociar com o proprietário a compra do imóvel pelo Poder Público há algum tempo.
     
    Fonte: G1
     
    Foto: Tiago Silva


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Teresópolis, a capital nacional do Lúpulo, tem projeto inovador de plantio
      Saiba Mais
      Cabo Frio, um roteiro de três dias muito além das praias
      Saiba Mais
      Arraial do Sana, lugar místico com muitas cachoeiras e música o ano inteiro
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO