TURISMO >> Roteiros

  • Pouso da Cajaíba, paraíso isolado da civilização em Paraty, sem luz elétrica, só acessível por barco

    Da Redação em 08 de Junho de 2022    Informar erro
    Pouso da Cajaíba, paraíso isolado da civilização em Paraty, sem luz elétrica, só acessível por barco
    Local: Pouso da Cajaíba
    ENDEREÇO: Paraty Ver mapa
    DETALHES: Verifique as condições sanitárias do município antes de viajar
    LINK: Clique aqui e visite o site
    Pouso da Cajaíba é uma vila de pescadores no município de Paraty. Isolada da civilização, fica dentro de uma região totalmente preservada na Reserva Ecológica da Juatinga. Sem energia elétrica, o vilarejo toca o dia a dia à base de geradores, velas e gelo.
     
    Um lugar com muitas praias, trilhas, cachoeiras e florestas. Para chegar é necessário pegar um barco que parte de Paraty ou Paraty Mirim. São cerca de 50 minutos de viagem que valem a pena.
     
    Para hospedagem existem casas de aluguel e campings e para comer algumas pensões com pratos feitos de peixe "dos deuses".
     
    As principais atrações são feitas por trilhas, portanto um bom calçado é fundamental. Não esqueça o protetor solar e repelente. 
     
    O que fazer:
     
    Praia do Pouso da Cajaíba - É a praia que possui mais infra-estrutura apesar de ser uma das menores, com pouco mais de 300 metros de extensão. 
    Só se chega a ela de barco, o que torna o lugar um ótimo refúgio para quem busca tranquilidade. Suas águas calmas e de cor esverdeada, são boas para a prática do mergulho. A praia de Pouso não é das melhores e, por isso, vale a pena comer por ali e depois seguir para outro lugar.
     
    Sumaca - Praia selvagem e intocada de apenas 150 metros de extensão. Chega-se lá de barco e depois uma trilha de aproximadamente 40 minutos. A praia é linda e quase sem ondas. Só existe um restaurante, que serve PF farto e gostoso. A Sumaca está próxima à Praia de Martim de Sá.
     
    Calhaus - Praia deserta com muitas pedras no mar. Por seu difícil acesso e pouca infraestrutura é recomendada para aqueles que gostam de um contato mais direto com a natureza. Fica próxima a Itaóca.

    Itaóca - Sem infraestrutura e praticamente intocada, esta praia fica próxima a Calhaus e também merece ser visitada.

    Praia Grande da Cajaíba - É uma praia de águas claras e areia fina e amarelada. Os córregos da Praia Grande e da Espia se encontram com o rio da Itaóca, desaguando no meio da praia e formando uma lagoa.
    No pequeno vale formado entre a praia e a montanha existem algumas poucas casas de pescadores. No lado direito da praia, junto a um bar de bambu que abre esporadicamente, há uma pequena trilha que leva a duas lindas cachoeiras com queda d’água que terminam num poço.
    O acesso é feito por barco e leva duas horas ou por trilha de 30 minutos a partir da praia do Pouso. A praia é uma das mais badaladas e conta com alguns restaurantes que agradam aos que querem comer e também ao pessoal que prefere relaxar tomando uma cervejinha.
     
    Martim de Sá - Deserta e selvagem, esta praia tem cerca de 450 metros de extensão. A maneira mais fácil de chegar é a partir de Cajaíba. Possui boas ondas para a prática do surf, e uma cachoeira nas proximidades.
    Fica próxima à praia de Sumaca. Existe apenas um camping no local pertencente ao famoso pescador nativo, Seu Maneco. A energia elétrica é fornecida através de gerador e só funciona até às 22:00h. A venda de bebida alcoólica é proibida no local. Se chegar à praia pela manhã, vá atrás das tartarugas marinhas pois é ali que elas se refugiam.

    Toca do Carro - Esta pequena praia é uma ótima opção para os que preferem praias menos movimentadas, e mar tranquilo, bom para nadar. Por não contar com infraestrutura, é recomendável que o visitante leve alimentos e bebidas.

    Ipanema - Praia tranqüila e com uma pequena comunidade. No local há um poço de água doce ideal para se refrescar.
     
    Observação: O local não tem farmácias, caixa eletrônicos e pagamentos só em dinheiro.
     
    Fonte: Wikirio
    Fotos: Facebook: pcajaiba
     
    Leia mais:
     


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Cabo Frio, um roteiro de três dias muito além das praias
      Saiba Mais
      Olho de Boi, a praia naturista de Búzios, descubra (pelado) este paraíso
      Saiba Mais
      Teresópolis, a capital nacional do Lúpulo, tem projeto inovador de plantio
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO