TURISMO >> Roteiros

  • Saquarema, capital nacional do surf com praias, lagoas, cachoeiras e montanhas

    Da Redação em 17 de Outubro de 2021    Informar erro
    Local: Saquarema
    Distante 96 km do Rio, Saquarema, na Região dos Lagos, é conhecida como a Capital Nacional do Surfe, sediando a etapa brasileira do WSL (Surf World League) e a "Casa do Vôlei Brasileiro", por ser a sede da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).
     
    Destaca-se pelas suas belas praias, lagoas, cachoeiras e montanhas. Tem como Padroeira, Nossa Senhora de Nazaré, comemorada anualmente nos dias 7 e 8 de setembro, quando realiza-se o Círio de Nazaré mais antigo do Brasil, ocasião em que milhares de pessoas saem em procissão pelo Centro Histórico da Cidade, levando a Imagem histórica da Padroeira, encontrada em 1630, no Século XVII.
     
    Possui praias lindas, entre elas, Vila, Prainha, Itaúna, Barrinha, Boqueirão, Barra Nova, Jaconé, Vilatur,  com condições favoráveis à prática do surfe. Uma das mais famosas é a Praia de Itaúna, que é conhecida como "o Maracanã do surfe".
     
    Destaque ainda para a Serra do Roncador com seis cachoeiras escondidas em meio à mata preservada. E também a Lagoa de Saquarema, uma das maiores de água salgada do Brasil.
     
    Por séculos, os índios Tamoios dominaram a parte litorânea onde hoje se localiza a sede do município de Saquarema e apelidaram a lagoa de "socó-rema", que quer dizer "bandos de socós" (ave pernalta abundante na lagoa naquela época) e, com a evolução da linguagem, passou a chamar-se Saquarema. 
     
    Dentre as festas religiosas, pode-se citar, como a de maior destaque, a de Nossa Senhora de Nazareth (Padroeira do Município), que ocorre do dia 30 de agosto a 8 de setembro, que se traduz na maior manifestação religiosa do Estado do Rio de Janeiro e o mais antigo círio de Nazaré do país, datado de 1630, sendo mais antigo até mesmo que o famoso Círio de Belém, no Pará, sendo reconhecido em Setembro de 2009 pela Diretoria do Círio de Nazaré de Belém do Pará.
     
    Outra festividade muito tradicional no município (desde 1740, introduzida pelo Barão de Saquarema) é a Festa do Divino Espírito Santo (Pentecostes), que ocorre cinquenta dias após a Páscoa e que constitui uma grandiosa manifestação popular e cultural, com a Folia do Divino (uma das únicas cidades do Brasil a ter essa manifestação popular).
     
    Imperdível conferir um dos cartões postais da cidade, a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazareth. 
     
    A melhor opção de hospedagem é pelo Airnb onde é possível encontrar aluguel de casas com preços bem em conta.
     
    Fonte: Wikipédia
    Fotos: Wikipédia e Turismo RJ (capa)
     


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Pouso da Cajaíba, paraíso isolado da civilização em Paraty, sem luz elétrica, só acessível por barco
      Saiba Mais
      Visconde de Mauá: gastronomia e hospedagem excelentes no meio da montanha
      Saiba Mais
      Píer de Costazul, cartão-postal de Rio das Ostras
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

    Banner Pets

DIVULGAÇÃO