Ela abrange as comunidades de Serrinha e Capelinha, protegendo a parte alta das microbacias dos rios Alambari e Pirapitinga. Sua área total corresponde a 4.500 hectares. É considerada uma importante Estância Climática do estado do Rio de Janeiro.
A Serrinha do Alambari tem entre as atrações, as cachoeiras do Poço do Céu e o Poço do Dinossauro cercadas por matas, além de muitas trilhas. O pequeno vilarejo é um charme, praticamente uma rua com a igreja de São Judas Tadeu e uma linda pracinha.
São poucas opções de hospedagem. Vale conferir o aluguel de casas por aplicativos como Airbnb.
De quase toda a Serrinha é possível avistar os maciços rochosos, que ultrapassam os 2.000 metros de altitude. As chuvas torrenciais, com auxílio dos ventos, esculpiram na muralha rochosa as formas curiosas que vemos hoje e desenharam os vales, por onde descem rios de águas cristalinas com inúmeras cachoeiras com acesso pago (R$ 35) em dinheiro.
O acesso é por estrada de terra e nem sempre está em boas condições por causa da chuva.
A Serrinha é parte integrante do entorno do Parque Nacional de Itatiaia e oferece excelentes condições para a manutenção de uma fauna rica em espécies. É notável a riqueza de insetos, ainda pouco estudados. Já o número de peixes é pequeno, devido à altitude e velocidade das torrentes. Na parte mais plana é fácil encontrar os lambaris e o pitu, um tipo de crustáceo.
Alguns mamíferos encontrados: irara, gambás, tatumirim, preguiça, caxinguelê (esquilo), porco-do-mato (cateto ou caititu), paca, cutia-parda, macaco-prego, cachorro-do-mato, lobo-guará, mão-pelada, suçuarana (onça parda) e jaguatirica.
A região é excelente para a observação de pássaros, entre eles, tucano-de-bico-verde, araçari-banana, saíra-sete-cores, saíra-douradinha, trinca-ferro, tiê-sangue, sabiá-una, sanhaço, juriti-cabocla, alma-de-gato, saci, anu-preto, anu-branco, jacu, inhambu, perdiz, curiango, seriema, urubu-preto, pomba-amargosa e gavião.
O que fazer
Cachoeiras do Rio Pirapetinga
Formada pelo rio Pirapetinga, o atrativo apresenta 06 pequenas quedas d´água formando a seguir piscinas naturais e corredeiras. Suas águas são cristalinas e frias. A vegetação em torno é densa e variada.
As piscinas naturais estão localizadas dentro da área do Camping Clube do Brasil (CCB) e são elas: Poço Bananal, Poço Champanhe, Duchinha, Poço da Sauna, Poço de Cima e Poço Dourado. O camping cobra taxa de visitação.
Cachoeiras do Rio Santo Antônio
O Rio Santo Antônio nos encanta devido ao espetáculo de suas águas azuisesverdeadas e das rochas que vão do cinza chumbo ao salmão e amarelo. O relevo acidentado e a profundidade das gargantas, por onde o rio desce encachoeirado, protegeram este manancial dos desmatamentos ocorridos durante os ciclos do café e da pecuária.
As principais piscinas naturais localizadas neste rio são: Poço do Céu, Poço Dinossauro, Poço da Coruja, Pinguela e Poço das Esmeraldas (os três últimos estão localizados no Camping Clube do Brasil). O camping cobra taxa de visitação.
Cervejaria Artesanal
A Elbers Bier é uma pequena fábrica de cerveja artesanal e foi inspirada em um antigo projeto dos anos 1990, quando surgiu na região serrana de Visconde de Mauá a primeira cerveja artesanal da região da Mantiqueira.
A pequena escala de produção permite que se respeite os prazos de fermentação e maturação para se obter sabores frutados e complexos, que são característicos das cepas belgas. A Serrinha reúne, além da qualidade da água, condições de temperatura ideal para a fermentação natural das leveduras usadas para a fabricação das cervejas.
A cervejaria está aberta a visitação mediante a agendamento prévio ou em feriados prolongados. Conheça mais acessando o site www.elbers.com.br.
Igreja São Judas Tadeu
Os donos do Top Club Agulhas Negras, Marcelo Lustrosa de Andrade e sua esposa Aidêe Mesquita de Andrade, por serem devotos de São Judas Tadeu, resolveram doar o terreno e a construção da Capela de São Judas Tadeu.
A Capela foi erguida com ajuda dos funcionários do Top Clube e inaugurada em 1972. Em 1979 iniciaram as festividades em honra a São Judas Tadeu, no mês de outubro. Para isso, foi construído um salão ao lado da Capela.
Igreja São Sebastião
Segundo alguns moradores, a Capela teve sua origem numa cruz, a qual foi fixada no local, onde morreu um homem afogado em um riacho. Com o passar do tempo, a cruz se transformou numa pequena casa de oração.
Posteriormente, se transformou numa capela, onde, na década de 1940, a comunidade fazia seus festejos anuais em 03 de maio, dia dedicado a cruz. Tendo em vista o crescimento da Capela, as pessoas foram levando os santos para lá. Com isso, São Sebastião acabou sendo o seu padroeiro.
Pedra Sonora
Tombado pelo patrimônio natural de Resende, conta a lenda que quem bater na pedra e ouvir seu ronco, fica livre de morrer de desastre, de tiro ou facada. De origem indígena, a lenda conta que há muitos anos, naquele local, aconteceu um milagre: os índios Coroados disputavam com os índios locais, os Puris, a posse das terras.
Certo dia um chefe Puri, fazendo reconhecimento do local, recebeu uma flechada no pescoço. Impossibilitado de gritar por socorro, sentindo que ia morrer, ajoelhou-se junto a pedra, deixando seu machado cair sobre ela.
A pancada emitiu um som que ecoou pela encosta. Ao constatar o fenômeno, o índio bateu outras vezes com o machado. Curiosos com o ruído que ouviram, não tardaram seus companheiros a chegar ao local, a tempo de salvá-lo. Desde então, nenhum índio saiu para caça, pesca ou guerra, sem antes passar pela pedra, bater e pedir proteção contra um possível desastre.
Trutário
A criação de trutas da Serrinha iniciou suas atividades em 1984, dedicando-se à criação comercial da truta Arco-Íris. Possui 09 tanques de criação e 01 destinado à pesca esportiva, além de 04 lagos de decantação, totalizando 1500 metros quadrados de área inundada.
Conta ainda com laboratório de desova, incubação e larvicultura, setor de alevinagem, depósito de ração, abatedouro e câmara frigorífica. O trutário está aberto para visitação nos finais de semana e feriados. Para maiores informações acesse www.trutasdaserrinha.com.br.
Fonte: Prefeitura de Penedo/Wikipédia
Fotos: Prefeitura de Penedo