Desde 2023, a cidade de Teresópolis (RJ) é reconhecida como a Capital Nacional do Lúpulo, planta utilizada na fabricação de cerveja. A homenagem teve origem no projeto (PL 610/2019) da Câmara dos Deputados.
O Lúpulo é utilizado para dar sabor e aroma. Por Teresópolis ser a cidade mais alta do estado do Rio de Janeiro e um clima frio, é ideal para o desenvolvimento da planta.
Os produtores da cidade de Teresópolis, vêm desenvolvendo projetos inovadores no plantio do lúpulo no Brasil.
O cultivo do lúpulo nacional pode ajudar a atender à demanda das cervejarias no Brasil, que muitas vezes importam o insumo de países como República Tcheca, Alemanha, Estados Unidos e Austrália.
Praticamente a totalidade da planta utilizada pela indústria cervejeira nacional é importada, sendo que o aumento da produção de cervejas artesanais no Brasil ampliou a procura por lúpulo de qualidade, principalmente porque esse tipo de bebida exige maior quantidade do produto na sua composição.
O município de Teresópolis se destaca em razão do projeto inovador no plantio, que busca desenvolver a cultura do lúpulo no Brasil por meio da adaptação e tropicalização da planta com a mesma qualidade das produções realizadas no exterior.
Um dos projetos inovadores em Teresópolis é do
Viveiro Ninkasi, o primeiro reconhecido pelo Ministério da Agricultura e do Abastecimento para a produção de lúpulo no Brasil, com certificação de origem.
Fonte: Senado Federal