Um passeio incrível no sempre inovador município de Maricá, a 70 km do Rio, é o Circuito de Turismo Rural Vem Viver Espraiado que inclui sítios, fazendas, restaurantes, bares, pousadas, lojas de artesanato, eventos e passeios.
Rico em fauna e flora, o Espraiado começa na serra do mesmo nome, que faz divisa com Tanguá e Itaboraí, acompanhando a trajetória do rio Caranguejo até a altura de Manoel Ribeiro, no km34 Rodovia Amaral Peixoto.
O vale é muito fértil para agricultura, possuindo muitos sítios produtores de alimento de origem orgânica (sem agrotóxico). Região muito procurada para o turismo rural e ecoturismo. Pequenos armazéns vendem produtos rurais, doces, cachaças, geleias, entre outros.
O nome Espraiado, de acordo com moradores, vem da época das cheias que alagavam tudo, espraiando as águas por toda região, e pelos riachos que formam o rio Caranguejo. Dando origem do nome Serra do Espraiado. A parte alta Pedregulho, o nome se deve por constar em seu solo inúmeras pedras.
De acordo com o cronograma do projeto do Espraiado, estima-se que quando chegar em sua fase mais avançada, movimentará cerca de R$ 1,25 milhão anualmente, somente no Espraiado, além da geração de empregos diretos e indiretos.
Com frequência promove o evento "Espraiado de Portas Abertas" com participação dos produtores, artesãos, pousadas, bares, restaurantes, sítios e fazendas.
O interessante é que é possível passar um fim de semana se hospedando no Espraiado, conhecendo as cachoeiras e diversas atrações locais, que atendem a todas as idades, além de experimentar o melhor da culinária local
A partir do Espraiado, pode-se acessar o pico da Lagoinha, que é o maior pico da região e chega a 890m de altitude. No Dentinho Mountain Park tem Camping Selvagem, Rapel, Observação dos Astros, Birdwatching, Trail Run e Mountain Bike.
Fonte: Prefeitura de Maricá