TURISMO >> Roteiros

  • Verão: um raio X das melhores praias do Rio

    Da Redação em 28 de Dezembro de 2019    Informar erro
    É praticamente impossível passar as férias no Rio sem ir a uma de suas praias. Tem para todos os gostos, lindas e democráticas. Um privilégio que ainda resiste para os cariocas. Com o forte calor o recomendável é ir mais cedo (até 11h) ou chegar mais tarde (a partir das 16h). Nunca é demais lembrar do protetor solar, mesmo se estiver nublado, e bastante hidratação.
     
    Uma dica é aproveitar as praias durante a semana que são mais vazias. Fora da hora do rush o transporte é bem mais tranquilo. Para saber se a praia está própria, consulte o INEA (www.inea.rj.gov.br), isso muda com frequência.
     
    Por Rogeria Paiva
     
    ZONA SUL
     
    Praia Vermelha: Uma praia pequena, tranquila e com uma paisagem deslumbrante, aos pés do Pão de Açúcar. O mar é calmo, mas bancos de areia e correntezas podem ser perigosos, cuidado. Aproveite para fazer uma caminhada na pista Cláudio Coutinho que fica bem ao lado e é lindíssima.
     
    Praia do Leme: Fica no cantinho da orla e bem mais tranquila que a vizinha Copacabana. Uma praia frequentada por famílias, esportistas e moradores da região. Vale conferir a Pedra dos Pescadores no costão rochoso e o Forte do Leme.
     
    Praia de Copacabana: A Princesinha do Mar continua linda e dispensa apresentação. A praia mais famosa do Rio e do mundo é também uma das mais cheias, como todo lugar turístico. Os trechos mais cheios costumam ser próximos às estações do metrô. É uma praia extensa, boa para fazer uma caminhada na beira da água.
     
    Praia do Diabo e Arpoador: Separadas pela Pedra do Arpoador, ambas são redutos de surfistas e têm vistas estonteantes. A Praia do Diabo é bem pequena e tem esse nome provavelmente por conta das ondas fortes em certas épocas do ano. Mais conhecida, a Praia do Arpoador é um dos maiores ícones da história do surf carioca. Já recebeu importantes campeonatos e costuma ficar bem cheia. Dizem que hoje tem regras próprias para o surf, mas não conferimos a informação. É imperdível assistir o por do sol no alto da pedra do Arpoador, um dos mais lindos do Rio.
     
    Praia de Ipanema: Palco de modismos e musas de verão, Ipanema é uma das praias mais charmosas do Rio. Frequentada por cariocas e muitos turistas é a escolhida para quem quer ver e ser visto. As ruas e os postos de salvamento demarcam as áreas das diferentes tribos, uma das peculiaridades praianas do carioca. O pôr do sol aqui é tão lindo que se criou a tradição de aplaudi-lo como num espetáculo, uma experiência emocionante.  
     
    Praia do Leblon: A praia é uma continuação da praia de Ipanema, com o mesmo visual lindo só que bem mais tranquila. Bairro de gente chique, o Leblon é um dos metros quadrados mais caros do Rio. O mar nem sempre está próprio para o banho, mas é frequentada por moradores, famílias, gente bonita e muitos artistas globais em busca de privacidade.
     
    Praia de São Conrado e Pepino: Apesar de estar num bairro nobre e ter uma vista linda, essas praias há tempos sofrem com a poluição. A dica é aproveitar para fazer uma caminhada e curtir o visual com as Pedras da Gávea e Bonita. O Pepino fica no finalzinho de São Conrado e é um conhecido lugar de pouso de asas-deltas e parapentes.
     
    Praia do Joá ou Joatinga: Seu acesso não é tão simples. A descida é feita por pedras a partir de um condomínio na estrada do Joá, por isso não é uma praia muito conhecida. Mas como é bem pequena e tem um belo visual, não é difícil encontrá-la cheia.
     

    ZONA OESTE
     
    Praia da Barra e Reserva: É a maior do Rio com quase 18 km de extensão. Tem trechos mais conhecidos como a Praia do Pepê no início e a Praia da Reserva, uma área de preservação ambiental. Suas águas são limpas com areias brancas. Possui vários quiosques e restaurantes ao longo da orla.
     
    Praias do Recreio e Macumba: É a continuação da orla da Barra, sendo muito frequentadas por surfistas. Muitos torneios internacionais de surf e bodyboard acontecem nessa região. Pra quem quer praias tranquilas e limpas, essas são perfeitas.
     
    Prainha: Como o próprio nome diz é uma praia bem pequena, de mar forte e água cristalina é uma das preferidas dos surfistas. A praia tem quiosques, banheiros com vestiários, chuveiro, guarda-vidas e um parque municipal. É recomendável chegar bem cedo pois o estacionamento é limitado. Acesso somente de carro.
     
    Abricó: É a única praia destinada ao naturismo no Rio. Fica após a Prainha e junto a Grumari. Na entrada tem um restaurante e um trecho de praia onde as pessoas ainda estão vestidas. Depois de umas pedras começa a parte da praia de nudismo.
     
    Grumari: Praia maravilhosa, distante das áreas urbanas e dentro da reserva ambiental. Tem sombra das casuarinas para se refrescar, restaurante, quiosques e estacionamento. Nos finais de semana tem que chegar cedo porque o acesso fecha depois que a lotação esgota. Acesso somente de carro.
     
    Guaratiba: Além da Barra de Guaratiba e da Restinga de Marambaia, essa região é conhecida pelas famosas “praias selvagens” que são Búzios, Perigoso, Meio, Funda e Inferno. O acesso é por trilhas, mas não saõ difíceis. Um dos acessos fica na Praia do Canto em Barra de Guaratiba. Leve sua água e lanche, não tem nada por lá. A Restinga é uma área de preservação administrada pela Marinha do Brasil e o acesso depende de autorização.
     

    REGRAS DE BOA CONVIVÊNCIA NAS PRAIAS
     
    Embora tudo seja lei, ninguém respeita. Então vamos colaborar para a boa convivência nas praias?
     
    - Não o deixe o seu cãozinho solto. Ele joga areia e assusta as pessoas. 
     
    - Altinha, futevôlei, frescobol e similares são proibidos entre 8h e 17h na beira da água. Só pode na parte da areia próxima ao calçadão. Mas, se você quer jogar no fresquinho, tenha educação e não ocupe a faixa toda, deixe as pessoas circularem.
     
    - Som alto é muito chato, incomoda as pessoas e destoa na praia. Use fones de ouvido, por favor!
     
    - Por último e o mais importante: Recolha o lixo que produzir e, se possível, do seu vizinho mal educado também! O mundo agradece!

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.




    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Comentário do post Jose Maria de Mesquita Jr:
        Parabéns Rogério pela matéria muito interessante e oportuna sobre um dos maiores tesouros do Estado e que atende a tanta gente. Ter praias bonitas é um privilégio e mante-las em condições de balneabilidade é um dever de todos nos. Sugiro a indicaçao do aplicativo do INEA Partiu Praias INEA que está disponível nos sistemas operacionais Android e Apple. Da uma super boa informação sobre as praias do estado.


CURTA O BAFAFÁ!

DIVULGAÇÃO










#AGENDABAFAFA