MAIS COISAS >> Jornal Bafafá

  • Livre da poluição, pesca na Lagoa de Araruama atinge recorde e balneário recupera turistas

    Da Redação em 19 de Junho de 2022    Informar erro
    O modelo de esgotamento sanitário em vigor na Região dos Lagos reduziu em 80% a poluição na Lagoa de Araruama. O modelo consiste em Captação em Tempo Seco, que intercepta a rede de drenagem pluvial, levando o esgoto para uma das sete estações de tratamento, com capacidade para tratar 97 milhões de litros de esgoto por dia.
     
    Desde que assumiu os serviços, em 1998, o índice de coleta saltou de 0 para 80% e todo esgoto coletado é tratado. Em complemento a esse sistema, a Prolagos desenvolveu um estudo para a construção da rede separativa de esgoto nos cinco municípios da área de abrangência: Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia.
     
    Prefeitos da Região dos Lagos comemoram as obras de dragagem do Canal de Itajuru, que tem 6 quilômetros de extensão e faz a ligação entre a Lagoa de Araruama e o mar.

    O investimento do Governo do Estado é de R$ 22 milhões que deverão ser usados no trabalho de desassoreamento de parte da lagoa, ou seja, a retirada do acúmulo de areia e outros resíduos, permitindo assim, o livre fluxo das águas.
     
    Pescadores do município de Iguaba comemoram. A pesca tem atingido diariamente uma média de 800 kg a 1.000 kg de peixe como tainha, carapeba e perumbeba. Devido a lagoa estar mais limpa, também tem aparecido carapicu e robalo, espécies que estavam ausentes da laguna desde 2009.
     
    Nos últimos tempos, com a melhora na qualidade da água, tem se observado o retorno de várias espécies que migram do mar em direção a lagoa. 
     
    Segundo o ex-secretário estadual de Meio Ambiente Carlos Minc, o tratamento de esgoto da Lagoa de Araruama já é superior a 80% em tempo seco e segue batendo recordes no processo de recuperação. "Por quatro anos à frente da Secretaria do Ambiente (SEA) investimos em dragagens, saneamento, repressão à pesca predatória, promovemos a pesca artesanal, abertura do canal com a troca de água com oceano", garantiu.
     
    A Lagoa de Araruama é a maior laguna hipersalina do mundo, e sua salinidade gira em torno de uma vez e meia a do oceano.
     
    Fonte e fotos: Prolagos

    VÍDEOS

    Lagoa de Araruama


    • MAIS COISAS QUE PODEM TE INTERESSAR

      Plano inclinado do Morro Santa Marta ganha reforma geral, projeto foi escolhido pelos moradores
      Saiba Mais
      Estoque baixo deixa Banco de Sangue Serum em estado de alerta, confira como doar
      Saiba Mais
      Alerj aprova linha de crédito de até R$ 80 mil para taxistas comprarem novos carros
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO