1 - Antes da birita, alimente-se bem. Aquela dieta nossa de cada dia não vai fazer a menor falta diante de tanto exercício aeróbico desde que não exagere nos alimentos pesados.
2 - A maioria dos blocos sai com o sol a pino, no maior calorão. Então, se você não quiser ficar igual a um gringo no verão carioca, abuse do filtro solar e adote um chapéu. Fantasias leves e sapatos confortáveis completam o kit do folião esperto.
3 - E já que é para abandonar as preocupações no carnaval, vamos sair com os pertences bem guardados, em bolsos escondidos, fechados ou em bolsinhas coladas ao corpo. Leve apenas dinheiro trocado, xerox do documento e carteira do plano de saúde para alguma eventualidade. Cuidado dobrado com câmeras fotográficas e celulares.
4 - A cada duas ou três cervejas, beba água. Ao contrário do que muita gente pensa, cerveja não hidrata!
5 – Aliás, evite beber direto na latinha. Peça aos ambulantes copos descartáveis. Ninguém sabe sobre as condições de higiene da mercadoria. Também não aceite pagar mais caro pela bebida. Pechinche!
6 - Não esqueça de levar camisinhas. Compre as coloridas, texturizadas, aromáticas, importadas, nacionais, mas nunca deixe de usá-las. Elas vão fazer a diferença em seu carnaval.
7 - Na hora da curtição, muita gente faz a festa com a água dos carros-pipas e mangueiras que surgem nos percursos de alguns blocos. Para não se arrepender depois, leve o celular num saquinho plástico bem fechado. Isso evita o prejuízo e a aporrinhação em pleno carnaval.
8 - SE BEBER, NÃO DIRIJA. Mas se não beber, esqueça o carro também. Assim você evita o trânsito e o estresse de ficar parado enquanto o bloco passa. Estamos numa cidade com muitas opções de transporte e uma belíssima paisagem para se curtir a pé. Procure recarregar seu cartão de metrô com antecedência para evitar filas nas bilheterias.
9 - Agora, se você não resistiu e pegou pesado, tenha em casa um kit ressaca e beba muuuiiiita água. Descanse e mantenha o bom humor porque o carnaval só acaba no domingo 26 de fevereiro.
Alalaôôôôôôô!!
Por Rogeria Paiva