Nos dias 14 e 15 de novembro (sexta e sábado), a Sebastiana, mais tradicional liga de blocos do Rio de Janeiro, promove a 19ª edição do Desenrolando a Serpentina no Museu de Arte do Rio (MAR), na Praça Mauá.
O encontro é gratuito e reunirá 20 convidados do Rio, Recife e Belo Horizonte, entre representantes de blocos, ligas, gestores públicos, pesquisadores e universidades.
Serão quatro mesas de debate, duas apresentações musicais e DJs nos pilotis do museu. As discussões vão abordar os modelos de gestão do carnaval de rua, o caderno de encargos, as relações com as marcas e patrocínios, a infraestrutura, além dos mitos e mal-entendidos sobre blocos oficiais e não oficiais — temas que moldam o formato do carnaval do próximo ano.
A mesa de abertura, marcada para 14h, contará com Bernardo Fellows (presidente da Riotur), Milton Cunha (apresentador e reitor da Unicarnaval), Marcelo Velloso (diretor do MAR) e Rita Fernandes (presidente da Sebastiana).
Para encerrar cada dia de atividades, os blocos 442 e Superbacana se apresentam nos pilotis, acompanhados dos DJs Doni e JP.
Desenrolando a Serpentina – 19ª edição
Data: 14 e 15 de novembro de 2025 (sexta e sábado)
Local: Museu de Arte do Rio (MAR) – Praça Mauá, Centro
Programação: Mesas de debate, shows dos blocos 442 e Superbacana e DJs Doni e JP
Entrada: Gratuita (sujeita à lotação)