O 1º Festival VR Ambiental: Cinema e Sustentabilidade em Volta Redonda (RJ), convida o público a assistir filmes, debater e participar de oficinas com o foco na emergência climática, em como podemos promover práticas sustentáveis e que protejam o meio-ambiente.
O festival acontece de 6 a 9 de novembro de 2025, exibirá documentários nacionais e internacionais, de longa, média e curta-metragem, divididos em mostras competitivas e paralelas.
O evento é uma produção da Urbano Filmes, em parceria com o Ecofalante – maior festival de cinema dedicado aos temas socioambientais da América Latina -, e coprodução da CAVIDEO.
As inscrições de produções nacionais para a mostra competitiva principal estarão abertas de 20 de agosto a 10 de setembro, no link acima .
Podem se inscrever documentários de longa, média e curta-metragem, produzidos entre 2023 e 2025, com temática ambiental, especialmente as emergências climáticas.
Os filmes do 1º Festival VR Ambiental: Cinema e Sustentabilidade serão exibidos nas mostras “Competição Nacional”, “Panorama Internacional” e “1 Minuto Clima”, dedicada a vídeos de 1 minuto feitos por estudantes das escolas, a partir de oficinas promovidas pelo festival, e da UFF de Volta Redonda
Todas as atividades do VR Ambiental serão gratuitas e acontecerão no GACEMSS, na Biblioteca Municipal Raul de Leoni e no auditório da UFF, na Vila Santa Cecília.
O Festival visa a formação e capacitação do público, baseadas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. A data do evento foi estrategicamente escolhida por ser a véspera da COP 30, a conferência climática mais importante do mundo, que este ano acontece no Brasil, em Belém (PA).
“O festival pretende oferecer ao público um debate reflexivo sobre a emergência climática, tema que abrange os principais problemas ambientais contemporâneos - que vão desde as inundações das cidades provocadas pelas intensidades de chuvas, desabamentos de encostas, secas prolongadas até mesmo a insegurança hídrica e alimentar que forçam milhares de pessoas a deixarem suas casas no mundo todo”, comenta o produtor e cineasta volta-redondense Marco Antônio Pereira, idealizador do festival.
Os curadores do 1º Festival VR Ambiental: Cinema e Sustentabilidade são Andrea Cals, curadora, produtora e parecerista de conteúdo audiovisual; Eliane Pessoa Omena, bióloga marinha, doutora em Ecologia e consultora ambiental; e Saulo França Rosa, produtore curador do festival Ecofalante.
@urbano_filmes