O Cineclube Curta em Debate realiza sua terceira edição na Sala 2 do Estação NET Rio (Botafogo), com entrada gratuita. A mostra integra a programação do Ano Cultural França-Brasil 2025 e traz oito curtas-metragens do cinema francês contemporâneo, divididos em duas sessões.
Após as exibições, haverá debate com a pesquisadora Viviane Pistache, a produtora Lisa Eliet e o cineasta francês Hugo Rousselin (diretor de Opo Taampu). A mediação será da diretora e roteirista Sabrina Fidalgo (Rainha; Alfazema).
Sessão 1 – Diversidade das Sociedades e Diálogo com o Continente Africano (71 min)
Bonnarien (Imprestável), de Adiel Goliot – 20’34 (2023)
Dorlis, de Enricka MH – 25’06 (2021)
Opo Taampu (Levante-se), de Hugo Rousselin – 25’00 (2024)
Narrativas que exploram legados coloniais, vínculos familiares e espiritualidade em territórios ultramarinos.
Sessão 2 – Democracia e Mundialização (78 min)
Le Point de reprise (Ponto de Reparo), de Nicolas Panay – 17’00 (2022)
Logorama, de Ludovic Houplain, Hervé De Crecy e François Alaux – 16’04 (2009)
Ton français est parfait (Seu francês é perfeito), de Julie Daravan Chea – 4’12 (2020)
Les Princes (Os Príncipes), de Camille Hamet – 21’45 (2023)
Fatiya, de Marion Desseigne-Ravel – 19’00 (2018)
Reflexões sobre globalização, deslocamentos, identidades e tensões sociais na contemporaneidade.
FILMES
Sessão 1 — Diversidade das Sociedades e Diálogo com o Continente Africano
Imprestável (Bonnarien), de Adiel Goliot, 20 min 34 seg, 2023.
Sinopse: Mauricette Bonnarien trabalha como estivadora no porto de Dégrad des Cannes, na Guiana. No restante do tempo, dedica-se ao slam. Muito incomodada com seu sobrenome, imposto a seu antepassado na época da abolição da escravidão, ela luta para concluir um processo de mudança de nome. Chegou o momento de anunciar ao seu entorno o seu novo patronímico.
Dorlis, de Enricka MH, 25 min 6 seg, 2021.
Sinopse: Nora, uma adolescente martinicana de 15 anos, é obrigada a acompanhar sua mãe, Laure, e sua irmãzinha Mélissa, de 6 anos, para o norte da ilha, a fim de viver por um tempo na casa de Henri, seu avô, paralisado após um AVC. Elas se instalam na residência do idoso para lhe oferecer ajuda diária. No entanto, muito rapidamente, a atmosfera da casa e a presença de Henri despertam em Nora lembranças de infância que se manifestam no temor da investida de um espírito maligno.
Levante-se (Opo Taampu), de Hugo Rousselin, 25 min, 2024.
Sinopse: Inspirada em fatos reais, esta história se passa em uma aldeia isolada no coração da floresta da Guiana, fundada por descendentes de escravos. Diante das ameaças de expulsão, os moradores se unem sob a liderança de Marcus e Vivianne para resistir com determinação ao proprietário oficial. No entanto, a natureza ao redor intervém e sugere um caminho inesperado.
Total: 71 min
Sessão 2 — Democracia e Mundialização
Ponto de Reparo (Le Point de reprise), de Nicolas Panay, 17 min, 2022.
Sinopse: Uma operária e suas colegas se veem confrontadas com a chegada de jovens tunisianas que elas devem avaliar em quatro dias. Onde o ideal já não encontra lugar, Odile, apesar de si mesma, irá devolver sentido à decisão que lhe é solicitada.
Logorama, de Ludovic Houplain, Hervé De Crecy, François Alaux, 16 min 4 seg, 2009.
Sinopse: Uma perseguição desenfreada, animais selvagens soltos pela cidade, um sequestro que termina em tragédia — e muito mais em Logorama!
Seu Francês é perfeito (Ton français est parfait), de Julie Daravan Chea, 4 min 12 seg, 2020.
Sinopse: Aline, de 10 anos, e sua mãe, Chanda, vivem juntas em um subúrbio francês. Aline descobre que uma reunião de pais e professores está sendo organizada.
Os Príncipes (Les Princes), de Camille Hamet, 21 min 45 seg, 2023.
Sinopse: Uma jovem apaixonada por remo ingressa em uma prestigiada equipe como timoneira, a poucas semanas de uma importante competição. No entanto, fascinada pelos remadores, ela deixa que seus sonhos se transformem em uma única e exclusiva obsessão: tornar-se uma deles.
Fatiya, de Marion Desseigne-Ravel, 19 min, 2018.
Sinopse: Fatiya é uma adolescente de 18 anos, bem-humorada, carismática e que usa véu. Naquela tarde, ela prometeu à sua prima, a bela Yasmine, substituí-la em um trabalho de babá para que esta pudesse sair para um encontro com um rapaz. Acompanhada de Soukaïna, sua melhor amiga, Fatiya dirige-se ao shopping onde deve encontrar Sophie. No entanto, ao se deparar com a mãe da família, nada acontece como o previsto.
Total: 78 min
Cineclube Curta em Debate – “Panorama do Novo Cinema Francês”
Dia: 16 de setembro (terça-feira), às 19h
Sessão “Diversidade das Sociedades e Diálogo com o Continente Africano” – 19h, com debate na sequência
Sessão “Democracia e Mundialização” – 21h
Local: Estação NET Rio, Sala 2 (R. Voluntários da Pátria, 35 – Botafogo)