ARTE E CULTURA >> Cinema

  • Documentário Brizola, de Marco Abujamra, no 29° Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade

    Da Redação em 28 de Março de 2024    Informar erro
    Documentário Brizola, de Marco Abujamra, no 29° Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade

    O documentário Brizola, dirigido por Marco Abujamra, participa do 29° Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade deste ano, com sessões no Rio e São Paulo, na mostra Programas Especiais. 
     
    Ele será exibido no dia 07/04, as 17h, no cine Net Rio RJ com a presença do diretor Marco Abujamra e da produtora Mariana Marinho.

    Sinopse: 
    Através da trajetória de Leonel Brizola, o documentário provoca uma reflexão sobre a construção da classe política brasileira, de Getúlio Vargas até o início do século XXI. Aos fatos históricos, minuciosamente documentados, apresentamos um Brizola astuto, ambicioso, conciliador, mas acima de tudo, apaixonado por sua pátria e pelo povo brasileiro. Atual e relevante, o filme contribui para entendermos a complexidade do sistema político brasileiro, e apresenta caminhos conquistados - e muitas vezes esquecidos - para a convivência construtiva de ideologias diferentes, cerne do ideal democrático tão fragilizado nos dias em que vivemos.
     
     “Brizola foi talvez o primeiro político do Brasil a entender a força da cultura de massa. Através de sua voz nas rádios, impediu um golpe parlamentar em 1961, após a renuncia de Jânio Quadros. Um dos maiores comunicadores do país, Brizola entendeu como poucos o alcance e o poder da mídia. E usou esse entendimento para promover ideias consideradas, pelo Brasil da época, como extremistas, “comunistas”, e até mesmo subversivas. Eram ideias claras, como inclusão, educação e comida para todos, que visavam acabar com um sistema de castas e desigualdade. É surpreendente que, em 2024, ano em que este filme é lançado, as mesmas ideias continuem a ser consideradas extremistas por grande parte da população. Leonel Brizola foi um político ímpar, um dos grandes, e é através de sua trajetória que este filme propõe uma reflexão sobre a história política do país,”declara o diretor Marcos Abujamra. 
     
    A produtora Mariana Marinho complementa. "Brizola teve seu pai assassinado quando pequeno, sua mãe o alfabetizou em casa, o estudo nunca fácil, conciliando com trabalho para ajudar a mãe com os irmãos. No ensino médio fundou o Grêmio estudantil de sua escola e se formou em engenharia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.”

    As origens de Brizola estão impressas em sua trajetória e em suas conquistas. Determinado, com altos e baixos em sua carreira política, autentico e sedutor; o documentário apresenta ao público jovem e aos que acompanharam sua luta, um recorte sem medo de nossa politica através de Leonel Brizola.
     
    O filme depois de seu percurso nos Festivais Nacionais e Internacionais, terá sua estréia no Canal Curta!, ainda sem data determinada. O filme é produzido pela Dona Rosa Filmes. 


    • ARTE E CULTURA QUE PODEM TE INTERESSAR

      CineCentro: filmes de arte e documentários no CCJF, confira a programação
      Saiba Mais
      Ripley, uma série americana de suspense psicológico "noir" que prende o telespectador
      Saiba Mais
      International Uranium Film Festival do Rio de Janeiro
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO