O diretor-fundador do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários, Amir Labaki, apresentou a programação da 29ª edição do evento cinematográfico.
O É Tudo Verdade 2024 acontece entre 3 e 14 de abril, simultaneamente em São Paulo e no Rio de Janeiro, com entrada franca. A itinerância do festival voltará neste ano a Belo Horizonte (MG), em parceria com o Instituto Cultural Vale; maiores informações serão posteriormente detalhadas.
O É Tudo Verdade 2024 exibirá um total de 77 produções entre longas, médias e curtas-metragens de 34 países. A sessão de abertura para convidados do festival no Rio de Janeiro apresentará, em 3 de abril, a estreia mundial de “Um Filme para Beatrice”, de Helena Solberg, no Estação NET Botafogo. Inédito na América Latina, o documentário britânico
O Competidor (The Contestant, 2023) de Clair Titley, será exibido na sessão de abertura para convidados em São Paulo, no dia 4 de abril, na Cinemateca Brasileira.
“Há muito que celebrar numa safra tão vigorosa de documentários como a que temos o privilégio de lançar no país nesta 29ª edição”, comemora o diretor-fundador do É Tudo Verdade, Amir Labaki. “É uma reafirmação do poder do cinema com rara intensidade”.
Neste ano, o circuito de exibição em São Paulo apresenta o Espaço Itaú de Cinema - Augusta, Cinemateca Brasileira, Sesc 24 de Maio, Instituto Moreira Salles e Centro Cultural São Paulo. No Rio de Janeiro, as sessões acontecem no Estação NET Botafogo e em duas salas do Estação NET Rio.
A programação do É Tudo Verdade 2024 abrange as Mostras Competitivas de Longas/Médias-Metragens Brasileiros e Internacionais e de Curtas-Metragens Brasileiros e Internacionais e as Mostras Não-Competitivas: Programas Especiais, O Estado das Coisas, Foco Latino-Americano, Clássicos É Tudo Verdade e Retrospectivas.
Os filmes vencedores dos prêmios dos júris nas Competições Brasileiras e Internacionais de Longas/Médias e de Curtas Metragens estarão automaticamente classificados para apreciação à disputa pelo Oscar® do ano que vem.
Neste ano, a cerimônia de premiação acontece no sábado, 13 de abril, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. As produções premiadas pelos júris oficiais terão reapresentações especiais em ambas as cidades.
A programação inclui ainda uma série de atividades de formação: a 21ª Conferência Internacional do Documentário, em parceria com a Cinemateca Brasileira; o ciclo de palestras Da Ideia à Tela, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e da Economia Criativa do Estado de São Paulo e do Desenvolve SP; o seminário A Escrita do Documentário, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc/SP; e A Formação Spcine Convida: É Tudo Verdade (data a anunciar).
As Retrospectivas do É Tudo Verdade 2024 celebram o cineasta e fotógrafo brasileiro Thomaz Farkas (1924-2011), no ano do centenário de seu nascimento, e o diretor e ensaísta britânico Mark Cousins, que visita o Brasil pela primeira vez.
Parte da comemoração oficial da efeméride Viva Farkas, o festival exibe os quatro documentários dirigidos (em um caso, co-dirigido) por Farkas e dois retratos dirigidos por Lauro Escorel e Walter Lima Jr. A obra de Farkas será tema também de um dos encontros da 21ª Conferência Internacional do Documentário.
A Conferência será aberta em 9 de abril por um Master Class de Mark Cousins, que no dia 11 participará de um debate no Rio de Janeiro. A retrospectiva Cousins destaca 8 documentários de sua prolífica carreira, incluindo seu mais recente filme, “Cinema Tem Sido Meu Verdadeiro Amor: O Trabalho e A Vida de Lynda Myles”, lançado no ano passado no Festival Telluride.
Dentro da mostra Clássicos É Tudo Verdade desta 29ª edição, o festival destaca ainda duas efemérides: o centenário de nascimento do documentarista americano Robert Drew (1924-2014) e os 50 anos da Revolução do Cravos em Portugal.
Confira abaixo o programa do É Tudo Verdade 2024:
SESSÕES DE ABERTURA
Um Filme Para Beatrice
Dir. Helena Solberg
Brasil; 80 minutos; 2024
Idioma: Português
Classificação: Livre
Sinopse: “Como vão as mulheres no Brasil?“. É essa pergunta intrigante, feita por uma jornalista italiana, que Helena Solberg tenta responder através de elementos dos seus filmes, dos anos 60 até hoje.
Legendas em inglês
O Competidor
The Contestant
Dir. Clair Titley
Reino Unido; 90 minutos; 2023
Idioma: Inglês, Japonês
Classificação: 14 anos
Sinopse: A história real de um homem que viveu por quinze meses preso num pequeno quarto, nu, faminto e sozinho, sem saber que sua vida estava sendo transmitida para milhões de telespectadores.
Legendas em português e inglês.
SESSÃO DE ENCERRAMENTO
Luiz Melodia - No Coração do Brasil
Luiz Melodia - Within the Heart of Brazil
Dir. Alessandra Dorgan
Brasil, 85 minutos, 2024
Português
Classificação: Livre
Sinopse: Com imagens de arquivo raras e narrado em primeira pessoa pelo próprio Melodia, o filme retraça a trajetória de um dos maiores e mais injustiçados cantores e compositores da música brasileira, da infância no morro aos palcos.
COMPETIÇÃO INTERNACIONAL - LONGAS OU MÉDIAS-METRAGENS
Celluloid Underground
Dir. Ehsan Khoshbakht
Irã, Reino Unido; 80 minutos; 2023
Idioma: Inglês, Farsi
Classificação:14 anos
Sinopse: Depois da Revolução Islâmica, um tenaz colecionador de filmes em Teerã vira um herói improvável ao assumir a corajosa missão de proteger milhares de filmes das garras do novo regime.
Legendas em português e inglês
Cento e Quatro
One Hundred Four
Einhundertvier
Dir. Jonathan Schörnig
Alemanha; 92 minutos; 2023
Idioma: Alemão; Inglês
Classificação: 14 anos
Sinopse: O tempo angustiante que leva para resgatar 104 pessoas de um bote de borracha que está afundando. Pessoa por pessoa, passo a passo, a ação é acompanhada por seis câmeras.
Legendas em português e inglês
Copa de 71
Copa 71
Dir. Rachel Ramsay e James Erskine
Reino Unido; 91 minutos; 2023
Idioma: Inglês, Espanhol, Italiano, Francês
Classificação: Livre
Sinopse: A história de uma Copa do Mundo Feminina não oficial, ignorada tanto pelo órgão dirigente quanto pelas associações nacionais de futebol.
Legendas em português e inglês
Corpo
Body
Telo
Dir. Petra Seliškar
Eslovênia, Macedônia do Norte, Croácia; 91 minutos; 2023
Idioma: Esloveno, Macedônio
Classificação: 12 anos
Sinopse: Filmado num período de vinte anos, “Corpo” é uma exploração sensível e íntima da vida extraordinária e do intrincado mundo interior de uma mulher que luta contra uma série de doenças autoimunes raras.
Legendas em português e inglês
Diários da Caixa Preta
Black Box Diaries
Dir. Shiori Ito
Japão, EUA, Reino Unido; 102 minutos; 2024
Idioma: Japonês
Classificação: 16 anos
Sinopse: A luta da cineasta Shiori Ito para processar seu estuprador, o jornalista mais próximo e biógrafo do então primeiro-ministro Shinzo Abe.
Legendas em português e inglês
E Assim Começa
And so it Begins
Dir. Ramona S. Diaz
Estados Unidos e Filipinas; 100 minutos; 2024
Idioma: Tagalog e Inglês
Classificação: 14 anos
Sinopse: Esta meditação sobre o poder faz um recorte das eleições de 2022 nas Filipinas.
Legendas em português e inglês
Mamãe Suriname - Mama Sranan
Mother Suriname
Moeder Suriname - Mama Sranan
Dir. Tessa Leuwsha
Holanda; 71 minutos; 2023
Idioma: Holandês; Sranantongo
Classificação: Livre
Sinopse: Tessa Leuwsha usa imagens de arquivo colorizadas para ilustrar a vida de mulheres surinamesas.
Legendas em português e inglês
Mixtape La Pampa
Dir. Andrés di Tella
Argentina, Chile; 104 minutos; 2023
Idioma: Espanhol
Classificação: Livre
Sinopse: Diário de uma longa viagem pelos Pampas na trilha de Guillermo Enrique Hudson (1841-1922), naturalista argentino que se celebrizou como escritor ao mudar para a Inglaterra.
Legendas em português e inglês
O Mundo é Família
The World Is Family
Vasudhaiva Kutumbakam
Dir. Anand Patwardhan
Índia; 96 minutos; 2023
Idioma: Inglês, Hindi, Marathi
Classificação: Livre
Sinopse: Enquanto a direita reescreve cinicamente a história da Índia, Anand colhe os depoimentos de sua família, que lutou pela independência do país.
Legendas em português e inglês
O Relatório da Revolta de 1967
The Riot Report
Dir. Michelle Ferrari
Estados Unidos; 113 minutos; 2023
Idioma: Inglês
Classificação: 14 anos
Sinopse: Quando a violência explode nos bairros negros de várias cidades americanas, o presidente Lyndon Johnson nomeia uma comissão para responder a três perguntas: O que aconteceu? Por que aconteceu? Como evitar que aconteça de novo?
Legendas em português e inglês.
Uma Estória Americana
An American Chronicle
Une Chronique Américaine
Dir. Jean-Claude Taki e Alexandre Gouzou
França e Itália; 66 minutos; 2023
Idioma: Francês
Classificação: 14 anos
Sinopse: Baseado num roteiro não-filmado pelo mestre italiano Michelangelo Antonioni. Uma crônica americana entrelaça os fios de uma aventura cinematográfica abortada.
Legendas em português e inglês
Zinzindurrunkarratz
Dir. Oskar Alegria
Espanha; 89 minutos; 2023
Idioma: Basco
Classificação: Livre
Sinopse: Um cineasta decide recuperar o caminho que os pastores da sua cidade faziam para chegar às montanhas, mas ninguém mais sabe a rota exata.
Legendas em português e inglês
COMPETIÇÃO BRASILEIRA - LONGAS OU MÉDIAS-METRAGENS
Diamantes
Diamonds
Dir. Daniela Thomas, Sandra Corveloni, Beto Amaral
Brasil; 77 minutos; 2024
Idioma: Português
Classificação: Livre
Sinopse: Três mulheres de São João da Chapada, distrito de Diamantina, Minas Gerais, narram a si mesmas na cidadezinha que foi uma das maiores produtoras de diamantes do Brasil.
Com legendas em inglês
Fernanda Young - Foge-me ao Controle
Fernanda Young - Beyond My Control
Dir. Susanna Lira
Brasil; 87 minutos; 2024
Idioma: Português
Sinopse: Ensaio poético sobre a vida da escritora, apresentadora e roteirista Fernanda Young.
Classificação: 16 anos
Hoje é o Primeiro Dia do Resto da Sua Vida
Today is the First Day of the Rest of Your Life
Dir. Bel Bechara e Sandro Serpa
Brasil; 96 minutos; 2024
Idioma: Português
Sinopse: Em 2021, no meio da pandemia e de um governo de extrema direita, os cineastas Bel Bechara e Sandro Serpa recebem a notícia que vai mudar as suas vidas: há um bebê de quatro meses para adotarem.
Classificação: Livre
Inutensílios
Useless Utensils
Dir. Bruno Jorge
Brasil; 71 minutos; 2024
Idioma: Português
Sinopse: O cineasta Bruno Jorge faz uma autoetnografia ao filmar as personagens que cruzaram o seu caminho durante os anos em que viveu com a família numa pequena vila rural no interior de Minas Gerais.
Classificação: Livre
Lampião, Governador do Sertão
Lampião, Governor of the Badlands
Dir. Wolney Oliveira
Brasil; 90 minutos; 2024
Idioma: Português
Sinopse: A trajetória de Virgulino Ferreira da Silva, mais conhecido como Lampião, seu legado cultural e os mitos e polêmicas que o cercam.
Classificação: 14 anos
Tesouro Natterer
Natterer’s Treasure
Dir. Renato Barbieri
Brasil; 84 minutos; 202$
Idioma: Português, Inglês
Sinopse: O naturalista austríaco Johann Natterer (1787-1843) veio ao Brasil em 1817 como membro da Expedição Austríaca. Os dezoito anos que passou no país resultaram numa impressionante coleção de mais de 50 mil objetos.
Classificação: Livre
Verissimo
Verissimo
Dir. Angelo Defanti
Brasil; 90 minutos; 2024
Idioma: Português
Classificação: Livre
Sinopse: Luis Fernando Verissimo observa o mundo ao seu redor se ouriçar com a chegada dos seus 80 anos.
COMPETIÇÃO INTERNACIONAL - CURTAS-METRAGENS
PROGRAMA 1 – Total: 88 minutos
Getty Abortions
Dir. Franzis Kabisch
Áustria; 21 minutos; 2023
Idioma: Inglês
Classificação: 18 anos
Sinopse: A partir de bancos de imagem, revistas para adolescentes e documentos de um aborto real, este ensaio de desktop examina como a mídia alemã e austríaca ilustram o tema do aborto.
Legendas em português
Como Agradar
How to Please
Dir. Elina Talvensaari
Finlândia; 27 minutos; 2023
Idioma: Inglês
Classificação: 14 anos
Sinopse: O iraquiano Wed al-Asadi fica preso no labirinto do sistema de asilo finlandês. De repente, sair parece ainda mais difícil do que entrar.
Legendas em português
Anseio de Luz
Longing for Light
Anhel de Llum
Dir. Alba Cros Pellisé
Espanha; 11 minutos; 2023
Idioma: Catalão
Classificação: 14 anos
Sinopse: Uma exploração de Barcelona por meio da luz que incide sobre as ruas da cidade. O Sol como um pincel que destaca a intimidade dos cômodos, dos amigos, dos amantes e das pessoas ao redor.
Legendas em português e inglês
Minha Irmã
Sister of Mine
Moja Siostra
Dir. Mariusz Rusiński
Polônia; 29 minutos; 2023
Idioma: Polonês
Classificação: 16 anos
Sinopse: Zuzia, uma adolescente muito sensível e talentosa, luta contra o vício em drogas. Seu irmão, que também é o diretor do filme, tenta descobrir o que aconteceu na família para que Zuzia caísse no vício.
Legendas em português e inglês
PROGRAMA 2 - Total: 104 minutos
Entre a Graça e a Violência
Between Delicate and Violent
Zarafet ve Şiddet Arasında
Dir. Şirin Bahar Demirel
Turquia, Holanda; 14 minutos; 2023
Idioma: Turco, Inglês
Classificação: Livre
Sinopse: A descoberta de memórias traumáticas que não foram incluídas nos álbuns de família.
Legendas em português e inglês
Azul
Blue
Dir. Violena Ampudia
Cuba, Bélgica; 17 minutos; 2023
Idioma: Espanhol, Inglês
Classificação: 14 anos
Sinopse: Resultado de um processo colaborativo com mulheres que sofreram de depressão pós-parto.
Legendas em português e legendas em inglês
Avalanche
Landslide
Avalancha
Dir. Daniel Cortés
Colômbia; 25 minutos; 2023
Idioma: Espanhol
Classificação: 14 anos
Sinopse: Na Colômbia, o assassinato de líderes sociais é uma prática política antiga que busca destruir todo tipo de organização popular; no entanto, longe de destruí-las, acabou fortalecendo a vontade de resistência.
Legendas em português e inglês
Só a Lua Entenderá
The Moon Will Contain Us
Solo la Luna Comprenderá
Dir. Kim Torres
Costa Rica, EUA; 18 minutos; 2023
Idioma: Espanhol, Inglês Crioulo
Classificação: 14 anos
Sinopse: Enquanto uma Lua mágica se insinua no crepúsculo, várias linhas do tempo se entrelaçam na cidade de Manzanillo, no litoral caribenho da Costa Rica.
Legendas em português e legendas em inglês
Parentesco Indesejado
Unwanted Kinship
Ungewollte Verwandtschaft
Dir. Pavel Mozhar;
Alemanha; 30 minutos; 2023
Idioma: Ucraniano, Alemão, Russo
Classificação: 16 anos
Sinopse: Tomando os relatos de tortura na invasão da Ucrância como base, um cineasta de Belarus tenta entender o que essa guerra de aniquilação tem a ver com ele.
Legendas em português e inglês
COMPETIÇÃO BRASILEIRA - CURTAS-METRAGENS
PROGRAMA 1 – Total: 104 minutos
Aguyjevete Avaxi’i
Aguyjevete Avaxi'i
Dir. Kerexu Martim
Brasil; 21 minutos; 2023
Idioma: Guarani Mbya
Classificação: Livre
Legenda: Celebração da retomada do plantio do milho na aldeia Kalipety, em área de plantio recuperada pelos guarani m'bya.
Legendas em português
Sessão com Acessibilidade
Noite das Garrafadas
Night of the Bottles
Dir. Elder Gomes Barbosa
Brasil; 25 minutos; 2023
Idioma: Português
Classificação: Livre
Legenda: Nove anos depois da Independência do Brasil, protestos populares forçam o imperador Dom Pedro I a fugir às pressas do país. Os fantasmas do Brasil Império se projetam no Brasil de hoje na Rua da Quitanda.
Sessão com Acessibilidade
Sertão, América
Backlands, America
Dir. Marcela Ilha Bordin
Brasil; 18 minutos; 2023
Idioma: Português, Inglês, Francês
Classificação: Livre
Sinopse: Um registro do processo de criação do Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, onde desenhos rupestres desafiam a teoria corrente de como o homem chegou às Américas.
Sessão com Acessibilidade
Utopia Muda
Mute Utopia
Dir. Julio Matos
Brasil; 20 minutos; 2023
Idioma: Português
Classificação: Livre
Sinopse: A democratização dos meios de comunicação a partir da história da Rádio Muda, a mais longeva rádio livre.
Sessão com Acessibilidade
A Edição do Nordeste
The Editing of the Brazilian Northeast
Dir. Pedro Fiuza
Brasil; 20 minutos; 2023
Idioma: Português
Classificação: 12 anos
Sinopse: Para inventar uma região, é preciso inventar uma cultura – de preferência com ajuda do cinema.
A 29ª edição do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários conta com patrocínio master do INSTITUTO CULTURAL VALE, patrocínio do ITAÚ e da DESENVOLVE SP, parceria do SESC-SP, apoio cultural do GALO DA MANHÃ, SPCINE e ITAÚ CULTURAL.
Realização: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e Ministério da Cultura do Governo Federal, Através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei N. 8313).