A partir de 23 de novembro, o Parque Lage receberá a tradicional tenda do Ópera na Tela, que neste ano volta a ocupar sua área externa com capacidade para 500 pessoas e um telão de 14x8 metros.
A oitava edição do festival promete uma programação imperdível, com onze dias consecutivos de apresentações até 3 de dezembro. Entre os destaques estão obras de Giacomo Puccini, como Turandot, La Bohème, Tosca e La Rondine, em celebração ao centenário de sua morte, além de montagens recentes de grandes nomes da ópera, como Bizet, Strauss, Verdi, Massenet, Offenbach, Delibes e Ponchielli.
Com a proposta de democratizar o acesso à ópera e tornar o gênero mais acessível, o Ópera na Tela oferece uma experiência informal, permitindo que o público se sinta à vontade para desfrutar das apresentações, sem perder a qualidade de imagem e som. Além disso, o evento conta com um serviço de bar e restaurante, assinado pelo chef Frédéric Monnier, funcionando durante toda a noite. O sucesso da proposta é atestado pelas mais de 24 mil pessoas que participaram das edições anteriores.
Todas as produções são legendadas em português, e cada sessão será iniciada com uma breve apresentação sobre a obra, contextualizando o público. Após a realização do festival no Parque Lage, as exibições seguem no CCBB Rio, de 4 a 20 de dezembro, e no Cine Marquise, em São Paulo, de 3 a 20 de dezembro, ampliando o acesso ao público e a popularização do gênero. "Estamos muito felizes com o retorno de São Paulo ao calendário do Ópera na Tela pela segunda vez, o que certamente contribuirá para a difusão da ópera no Brasil", comemoram Emmanuelle e Christian Boudier, idealizadores e produtores do evento.
O festival também oferece atividades formativas, com palestras do professor e musicólogo Rodolfo Valverde, realizadas em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura, no Parque Lage e no CCBB Rio. Além disso, será oferecida uma Masterclass de Canto Lírico, com Eleonora Pacetti, que tem mais de 15 anos de experiência, trabalhando com jovens artistas e profissionais em França, Itália e Portugal. Em São Paulo, a masterclass será conduzida pelo maestro e pianista Ramon Theobald, que tem uma carreira internacional e é especializado em música de câmara e opera.
A artista convidada desta edição é a soprano russa Kseniia Proshina, que abrirá o festival com um recital ao vivo no Parque Lage, no dia 23 de novembro. Formada pela Academia de Artes de Samara, Kseniia já conquistou prêmios de prestígio em competições internacionais, incluindo na Espanha, Estônia e Itália.
Ao longo de toda a programação, o Ópera na Tela oferecerá aos espectadores um cardápio exclusivo de comidinhas e sopas, além de drinks especiais, preparados pelo chef Frédéric Monnier, garantindo uma experiência completa e envolvente para todos os públicos.