No domingo (18/04), o cinema neorrealista italiano é destaque no Festival 125 Anos de Cinema, no Telecine Cult. Os filmes estão também disponíveis na plataforma de streaming.
O Neorrealismo Italiano foi responsável por representar a realidade social, política e econômica do país que estava em ruínas no final da Segunda Guerra Mundial. O movimento foi um contraponto político e artístico ao fascismo da Itália. Entre os filmes, Roma, Cidade Aberta, foi filmado logo depois da libertação da capital do regime totalitário de Mussolini e seu lançamento foi o marco do movimento, em 1945.
Entre os filmes em destaque na programação estão Belíssima de Luchino Visconti; Ladrões de Bicicleta, drama de 1948 que rendeu à Vittorio De Sica o Oscar Honorário de filme em língua estrangeira mais notável; e Roma, Cidade Aberta de Rossellini, que venceu o Grande Prêmio do Festival de Cannes e foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro. A produção foi a primeira da trilogia sobre o pós-guerra do diretor que ainda conta com Paisà e Alemanha, Ano Zero .
DOMINGO (18)
Festival 125 Anos de Cinema: Neorrealismo Italiano
Belíssima
No Telecine Cult, dia 18, às 10h35
Madalena Cecconi tenta transformar a filha Maria em uma grande estrela de cinema. Ela vê em uma audição para protagonista do filme de um famoso cineasta a oportunidade perfeita para isso, mas a partir dali as duas passam a lidar com muitas desilusões.
Direção: Luchino Visconti
Elenco: Anna Magnani, Walter Chiari, Tina Apicella, Gastone Renzelli
Itália. 1951. Comédia. 114 min.
Link no Te lecine
Milagre em Milão
No Telecine Cult, dia 18, às 12h40
O jovem Totò passou boa parte da vida em um orfanato. Prestes a sair, ele tem uma visão com a sua antiga mãe, que lhe concede uma pomba mágica. Agora, Totò tenta construir uma vida digna para si, mas precisa lidar com a pobreza e uma cidade destruída pela guerra. Dirigido por Vittorio De Sica, o filme foi indicado a dois BAFTAs, incluindo o de Melhor Filme.
Direção: Vittorio De Sica
Elenco: Francesco Golisano, Brunella Bovo, Emma Gramatica
Itália. 1951. Comédia. 96 min.
Link no T elecine
Onde Está a Liberdade?
No Telecine Cult, dia 18, às 14h25
Salvatore Lojacono sai da prisão após cumprir uma pena de 20 anos. Sem conseguir se adaptar ao novo mundo pós-guerra, ele tenta de tudo para voltar à cadeia. O diretor Roberto Rossellini foi um dos principais responsáveis pelo sucesso internacional do neorrealismo italiano.
Direção: Roberto Rossellini
Elenco: Totò, Vera Molnar, Nyta Dover
Itália. 1954. Drama. 91 min.
Link no Tel ecine
Era Noite em Roma
No Telecine Cult, dia 18, às 16h05
Sob a ocupação alemã, três militares de diferentes nacionalidades escapam de um campo nazista de extermínio em Roma e tentam chegar às linhas aliadas. Para isso, eles contam com o apoio de italianos que encontram pelo caminho. Dirigido por Roberto Rossellini, um dos principais responsáveis pelo sucesso internacional do neorrealismo italiano.
Direção: Roberto Rossellini
Elenco: Leo Genn, Giovanna Ralli, Sergey Bondarchuk
França. Itália. 1960. Drama. 128 min.
Link no T elecine
Ladrões de Bicicleta
No Telecine Cult, dia 18, às 18h25
Em Roma, o trabalhador Antonio Ricci se esforça para sustentar a família e precisa de uma bicicleta para conseguir um novo emprego. Ele dá tudo que tem para comprar o transporte, mas a bicicleta é roubada, fazendo com que Antonio e o filho Bruno precisem rodar a cidade para procurá-la. Dirigido por Vittorio De Sica, o filme foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original.
Direção: Vittorio De Sica
Elenco: Lamberto Maggiorani, Enzo Staiola, Lianella Carell
Itália. 1948. Drama. 88 min.
Link no Telecine
Roma, Cidade Aberta
No Telecine Cult, dia 18, às 20h05
Roma, 1944. Durante a ocupação nazista em Roma, o líder da resistência Giorgio Manfredi é perseguido pela Gestapo. Seu amigo Francesco, que vai se casar com a viúva Pina, e o padre Don Pietro Pellegrini ajudam-no a deixar Roma.
Direção: Roberto Rossellini
Elenco: Anna Magnani, Aldo Fabrizi, Marcello Pagliero, Vito Annicchiarico
Itália. 1945. Drama. 105 min.
Paisà
No Telecine Cult, dia 18, às 22h
Seis capítulos reproduzem a condição humana na situação de guerra, a partir de julho de 1943 até o inverno de 1944. Uma mulher leva uma patrulha através de um campo de minas. Ela morre protegendo um militar, mas os Yankees acham que ela o matou.
Direção: Roberto Rossellini
Elenco: Anna Magnani, Aldo Fabrizi, Marcello Pagliero, Vito Annicchiarico
Itália. 1946. Drama. 134 min.
Alemanha, Ano Zero
No Telecine Cult, dia 18, à 00h15
De Roberto Rossellini, o filme neo-realista retrata a Alemanha pós-guerra. Um garoto trabalha para sustentar o pai doente e os irmãos, até que, depois de um conselho, ele pensa em matar o próprio pai.
Direção: Roberto Rossellini
Elenco: Edmund Moeschke, Ernst Pittschau, Franz-Otto Krüger, Ingetraud Hinze
Itália. 1948. Drama. 78 min.