O Centro de Desenvolvimento Criativo Se Essa Rua Fosse Minha, em Laranjeiras, recebe a 5ª etapa do Breaking Carioca. O campeonato de breaking 1x1 será disputado nas categorias B.Boy e B.Girl, reunindo talentos da cultura urbana. A entrada é gratuita.
Com patrocínio do Edital Pró-Carioca – Programa de Fomento à Cultura Carioca, da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, a competição oferece R$ 1.000 para o primeiro colocado e R$ 500 para o segundo, em cada categoria.
A Etapa Zona Sul contará com um corpo de jurados de destaque nacional: o B.Boy Speed Rock, representante da Zona Oeste do Rio; o B.Boy Kapu, do Pará, com carreira internacional; e a B.Girl Fanny, de Brasília.
As inscrições para B.Boys e B.Girls interessados estão abertas e podem ser feitas por formulário on-line.
Jurados convidados
B.Boy Kapu – Natural de Belém (PA), iniciou no breaking em 2004 e já representou o Brasil em mais de 20 países na Europa, Ásia e América. Ex-integrante da seleção brasileira de Breaking e dos grupos Amazon B.Boys, Híbrida e Grupo de Rua de Niterói. Já ministrou workshops no Brasil, EUA e Europa, além de ter sido professor na Beijing Contemporary Music Academy (China). Atualmente integra a crew Flow021, no Rio de Janeiro.
Sobre o espaço
Criado em 1991 por Herbert de Souza (Betinho), o Centro de Desenvolvimento Criativo Se Essa Rua Fosse Minha surgiu para mobilizar a sociedade e o poder público em torno da situação de crianças e adolescentes em vulnerabilidade, promovendo inclusão e garantia de direitos por meio da cultura.
O espaço foi pioneiro no uso de técnicas circenses como ferramenta socioeducativa, ajudando a formar o conceito de Circo Social no Brasil. A metodologia, desenvolvida em parceria com a Intrépida Trupe, inspirou o programa internacional Cirque du Monde, realizado pelo Cirque du Soleil, a ONG Jeunesse du Monde e o próprio centro.