O projeto CÂMBIO está de volta com o espetáculo “Isto não é uma dança”, criação da diretora, coreógrafa e performer Nastaran Razawi Khorasani, iraniana radicada na Holanda, de graça na Lapa.
A obra, nunca antes apresentada na América do Sul, terá uma encenação desenvolvida a partir de uma residência artística entre Nastaran e a iluminadora brasileira Adriana Ortiz – que vai colaborar na criação de uma nova iluminação e cenografia para o espetáculo.
No Irã, a dança foi oficialmente proibida desde o início da Revolução Islâmica (1979). Todas as companhias de dança foram forçadas a cessar suas atividades.Muitos dançarinos e coreógrafos fugiram para o exterior. Aqueles que ainda vivem lá precisam ser muito engenhosos. Como eles estão mantendo sua forma de arte viva? Como estão lidando com a proibição da dança? Como praticam sua profissão, que perigos eles enfrentam, por quais liberdades eles estão lutando?
Em “Isto não é uma dança”, Nastaran Razawi Khorasani apresenta uma performance de dança que lida com a censura. É uma homenagem ao corpo que quer se mover, um tributo à arte que simplesmente deve ser feita, de qualquer maneira ou formato. O que pode ser mostrado, o que deve permanecer oculto? À medida em que a música e as luzes se transformam em um frenesi, Nastaran tenta manter seu corpo dançante sob controle, enquanto traz para o palco as vozes de coreógrafos e bailarinos que vivem no Irã.
Nastaran nasceu no Irã e emigrou para a Holanda ainda criança, onde cresceu e pôde desenvolver seu talento para a dança e a performance. O espetáculo “Isto não é uma dança” foi indicado ao Prêmio VSCD Mime/Performance 2024, e o júri destacou sua homenagem ao movimento e à arte.
O projeto “CÂMBIO - Isto não é uma dança” tem apoio institucional do Consulado do Reino dos Países Baixos no Rio de Janeiro.
CÂMBIO (@cambioartbr) – Com curadoria e produção de Cesar Augusto e Jonas Klabin, CÂMBIO é um projeto de programação artística que realizou diversas ocupações, festivais e curadorias entre 2010 e 2015, no Rio de Janeiro.
Nastaran Razawi Khorasani (@nastaranrazawikhorasani) – É formada pelo Maastricht Institute of Performative Arts. Em 2014, ganhou o prêmio Gouden Krekel pela performance de palco mais impressionante. Em 2020, foi nomeada ao prêmio de dança para o público jovem do Nederlandse Dansdagen. Seu espetáculo "Songs for no one" recebeu duas vezes o prêmio BNG Bank Theatre (em 2020 e 2021) e foi selecionado para o Festival de Teatro Flamengo de 2022 e o Theatre der Welt em Frankfurt-Offenbach. Em 2023, foi indicada ao Prêmio Podium Gieskes-Strijbis.
Adriana Ortiz (@adriortiz_luz) – Atuou como Coordenadora Técnica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (2004 a 2008) e ocupou o mesmo cargo em diversos festivais internacionais: riocenacontemporanea, Panorama da Dança, Multiplicidades, Boticário na Dança, Festival Internacional de Linguagem e uma produção no Royal Shakespeare Company Festival. Também foi diretora técnica de grandes eventos como Carnaval da Lapa, Encontro de Cultura do Mercosul e Encontro da Diversidade Cultural – RJ. Como designer de iluminação, tem mais de 100 obras creditadas em seus mais de 25 anos de carreira abrangendo peças teatrais, óperas, concertos, exposições e eventos.
Direção e Curadoria: Cesar Augusto e Jonas Klabin
Realização e Produção: Oz Produções Artísticas, Musicais e Cinematográficas Ltda. e Treco Produções Artísticas Ltda.
Residência artística: "Isto não é uma dança"
Coreografia: Nastaran Razawi Khorasani
Iluminação e Cenografia: Adriana Ortiz
Assistente de Iluminação: Bernardo Bastos
Produção Sede da Cia. dos Atores: Duh Pessanha
Agradecimentos: Marcelo Andrade, Alexandre Bastos, Nynke Joustra, Peter Leeuwenburgh, Beto Mota, Luis Paulo Nenen, Marleen Reijnen, Micha Schijen, Dieke van der Spek
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 60 min.
Idioma: Farsi, com legendas em português. Algumas entrevistas não podem ser ouvidas, só podem ser lidas nas legendas.
Obs: Contém luzes estroboscópicas.